14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB14

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada nacionalmente pela Profa Drª Cristina Meneguello e conta com um grupo importante de docentes e pós-graduandos de diferentes universidades do país, que atuam como conselheiros da Olimpíada.

A ONHB é uma atividade online, desde sua primeira edição, em 2009. Busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais mas, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.

Em suas treze edições, a ONHB já marcou a vida escolar de mais de meio milhão de participantes e firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original, que valoriza o esforço coletivo. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, em quantos colégios atuar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe, com colegas de sua escola.

Para a 14ª ONHB, será mantido o formato de seis fases on-line, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas e uma fase presencial. Nas fases on-line respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz 4 alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que consideram a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Desde a primeira edição [exceto em 2020 e 2021 dado a necessidade de isolamento social devido à pandemia de COVIC19[, a Olimpíada encerra-se com uma fase presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil. A competição terá início dia 2 de maio e encerra em agosto.

Venha fazer parte dos mais de 70 mil participantes que a cada ano confirmam o sucesso deste projeto que tem como objetivo valorizar o ensino e a aprendizagem da história do Brasil.

Monte sua equipe, dê a ela um nome muito especial e venha participar desta aventura!

Para se inscrever acesse: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

Processo Seletivo