Extensão

Coordenação da Relação Escola-Empresa e Extensão

Profa. Rosmari Ap. Ribeiro – Coordenadora

Prof. José Alberto Matioli – Vice-Coordenador

Contato: secextensao@cotil.unicamp.br

Extensão

As práticas de extensão cumprem o papel de conduzir a Universidade a atividades interdisciplinares, educacionais, culturais, científicas e políticas, promovendo a interação e a transformação de todos os agentes envolvidos e, assim, desenvolvendo a sua essência para com a sociedade. Portanto, as atividades de extensão são um importante ponto de conexão da Universidade com a comunidade, que, dentro do conceito de educação continuada, atendem a um perfil heterogêneo de pessoas. 

Na Universidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC – é o órgão responsável pela idealização, promoção e desenvolvimento da Extensão e Cultura, cabendo à Escola de Extensão da UNICAMP – EXTECAMP a coordenação, supervisão, organização e divulgação dos cursos de extensão. 

No âmbito do Colégio, essas atividades são de responsabilidade de seu Coordenador de Extensão. Os professores recebem incentivo e apoio para desenvolverem cursos, práticas e atividades extensionistas que atendam às necessidades e às demandas da sociedade.

Sobre as ações de extensão desenvolvidas pelo COTIL

Tradicionalmente o Colégio ofereceu diversos cursos de extensão, nas modalidades cursos livres e cursos de extensão no âmbito da educação continuada, contribuindo com a sociedade na formação e na qualificação de profissionais para atuarem nas diversas áreas de gestão, produção e serviços.

Com a implementação, em 2021, da nova Proposta Político Pedagógica para o Colégio e para os nossos cursos de formação profissional de nível técnica, o COTIL está se reorganizando para promover novos cursos de extensão e desenvolver outras atividades extensionistas.

A partir da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, os cursos oferecidos pelo COTIL se constituem em duas modalidades: Técnico Integrado ao Ensino Médio e Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio.

Nesta nova configuração de ensino, além dos cursos de extensão já oferecidos, surge um novo conceito de desenvolvimento de atividades/ações/práticas extensionistas de nível médio/técnico denominado Projeto Integrador, que é um componente curricular por meio do qual as ações de pesquisa e extensão passam a fazer parte da grade curricular de todos os cursos, com o objetivo de promover um exercício de intervenção e pesquisa, sistematizando o conhecimento sobre um objetivo de estudo pertinente à área de formação profissional.

Inscrições Abertas:

  • Curso de extensão “Arduino Tinkercad”

  • Programa de Orientação para Gestantes (inscrições em breve)

    Oferecido gratuitamente desde 1989, o programa oferece às gestantes as orientações teóricas e práticas necessárias para o seu bem-estar e para o bem-estar do bebê. Ao longo de dez encontros, são abordados temas como amamentação, banho do bebê, parto humanizado, nutrição no período gestacional, além de outras informações que trazem segurança e diminuem a ansiedade, muito comum nesse período. 

    Os encontros são coordenados e ministrados pela enfermeira e professora Rosângela Mathias, com a participação de diversos especialistas na área.