COTIL Solidário

O COTIL é um Colégio engajado no propósito de criar ações que sejam solidárias com a comunidade local. Nossas ações envolvem alunos, professores e servidores em campanhas que cuidem das pessoas e do meio ambiente. Algumas das campanhas realizadas no Colégio:

Campanha Mãos Amigas

Nos últimos anos, em função da crise econômica por que passa o país, quando a luta pela sobrevivência se impõe, tem sido bastante difícil para as famílias brasileiras manterem seus filhos em condições de alcançar o acesso à educação, a permanência na escola e a efetividade da aprendizagem. Nesse sentido, a UNICAMP tem criado cada vez mais políticas de acesso e de inclusão para quem precisa da universidade gratuita e de qualidade. Seguindo a mesma linha, o COTIL aprovou recentemente o acesso por cotas étnico-raciais e sociais, no intuito de promover equidade e democratização do acesso à educação, mas é preciso também trabalhar para a permanência dos alunos na escola, amparando os que se encontram em condições vulneráveis que os estejam impedindo de progredir em seus estudos. Para que melhor se compreenda a situação, esclareceremos que temos recebido muitos pedidos de ajuda de alunos e alunas em situação social extremamente precária, necessitando de alimentos, produtos de higiene, medicação, material didático etc. Embora disponha de um programa de bolsas de auxílio-transporte, auxílio-social, alimentação e inclusão digital, o COTIL não conta com recursos que possam atender a uma demanda que só tem crescido nos últimos meses, principalmente em função da pandemia da Covid-19 e da crise econômica agravada por ela.

Por isso, a A.P.M. – Associação de Pais e Mestres – em parceria com o setor Sociopedagógico do COTIL, está lançando uma campanha de arrecadação de recursos para que seja possível estender nossos cuidados aos nossos alunos mais carentes, na intenção de que possam encontrar condições menos adversas para sua permanência na escola e para que assim possam ter chances de mudança em sua condição social. Podemos contar com uma equipe preparada para esse trabalho, mas precisamos de mãos amigas que tenham condições de doar.

Dessa forma, esperamos contar com a ajuda de toda a sociedade, especialmente das pessoas que têm apreço pela história do COTIL e por sua capacidade de formar indivíduos capacitados, solidários e socialmente responsáveis, a fim de que se engajem nesta campanha, contribuindo com algum valor a ser depositado no:

Banco Santander
Agência: 0013
Conta Poupança:
60066691-6
CNPJ: 60 729 894/0001-87

Também é possível contribuir com cestas básicas ou com os produtos não perecíveis (milho, macarrão, feijão, arroz, café, fubá, açúcar,  farinha de trigo, leite, leite em pó, óleo, biscoitos, achocolatado, sabonete, xampu, creme dental, fio dental, escova de dente, absorventes higiênicos), além de computadores ou tablets, novos ou usados. Nosso posto de coleta está localizado no setor Sociopedagógico do COTIL, funcionando, por enquanto, às terças e quintas, das 8h30min às 16h.

Nosso contato para esclarecimentos é pelo Whatsapp: 19-998576726 ou 19-998131755.

Toda ajuda será bem-vinda e fará a diferença para quem precisa!

Campanha do Agasalho: realizada pelo Fundo Social de Limeira, a Campanha do Agasalho recebe doações de roupas, agasalhos, sapatos e cobertores em boas condições de uso. A campanha acontece todos os anos, durante período divulgado pela organização, sendo o COTIL  um dos pontos de arrecadação.

Campanha Lacre do Bem: criada em 2013 pela jovem mineira Julia Macedo, a campanha Lacre do Bem arrecada lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem. Com o dinheiro arrecadado, cadeiras de rodas serão compradas e doadas para pessoas com deficiência. É necessário o equivalente a 140 garrafas de 2 litros cheias, ou seja, 352 mil lacres de alumínio, para comprar uma cadeira de rodas de uso geral. 

Campanha de arrecadação de leite:  a campanha arrecadou caixinhas de leite e atendeu a demanda do Nosso Lar de Limeira, instituição beneficente que abriga meninos.

Entrega de leite arrecadado na campanha COTIL Solidário no Nosso Lar – Limeira.

 

Campanha de doação de equipamentos: campanha da Universidade para arrecadação de notebooks e tablets usados para distribuição aos alunos em situação de vulnerabilidade social, de forma a oferecer infraestrutura mínima de acompanhamento das aulas e das atividades de ensino remotamente.

Campanha de auxílio social: campanha de iniciativa da APM, em parceria com a equipe sociopedagógica, para arrecadação de itens para alunos em situação de vulnerabilidade social. 

COTIL recebe doação de 678 pacotes de absorventes destinados pelo Fundo Social.