Estágio

Horários e Contatos

Atendimento da Secretaria Acadêmica: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, preferencialmente pelo e-mail estagios@cotil.unicamp.br.

Contato com Chefes de Departamentos:

Departamento de Gestão e Processos Industriais
Cursos: Mecânica e Qualidade
Contato: depgpi@cotil.unicamp.br

Departamento de Infraestrutura e Tecnologia
Cursos: Edificações, Geodésia e Cartografia e Informática/Desenvolvimento de Sistemas
Contato: depit@cotil.unicamp.br

Departamento de Saúde
Curso: Enfermagem
Contato: depsaude@cotil.unicamp.br

  1. O estágio é obrigatório para os alunos que ingressaram até o ano de 2020, conforme estrutura curricular.
  2. O estágio é optativo para os alunos que ingressaram a partir do ano de 2021, conforme estrutura curricular.
  3. A carga horária mínima dependerá do ano de ingresso:
    CursoIngresso até 2016Ingresso a partir de 2017Ingresso a partir de 2021
    Desenvolvimento de Sistemas--360 horas
    Edificações720 horas400 horas360 horas

    Geodésia e Cartografia720 horas400 horas360 horas

    Informática600 horas400 horas-

    Mecânica720 horas400 horas360 horas

    Qualidade400 horas400 horas360 horas


    Obs.: Para o Curso Técnico em Enfermagem, o estágio supervisionado obrigatório é desenvolvido durante a realização do curso, conforme estrutura curricular.
  4. O estágio pode ter início a partir da penúltima série para os alunos que cursam o Técnico Integrado ao Ensino Médio e a partir da 1ª série para os alunos que cursam somente o Técnico.
  5. Para alunos que ainda não concluíram o Curso Técnico, a carga horária de estágio deve ser de, no máximo, 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, conforme a Lei nº 11.788/08.
  6. Para os estagiários que já concluíram o Curso Técnico e não cumprem mais jornada escolar, a carga horária de estágio pode ser de até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais. Nesse caso, o estagiário pode solicitar pelo site do Cotil o Atestado de Permissão de 8 horas de Trabalho, caso a empresa solicite.
  7.  Algumas empresas podem solicitar um documento comprobatório da matrícula ou do curso realizado. Os alunos que ainda não concluíram o curso podem apresentar o Atestado de Matrícula do semestre vigente, e os que já concluíram podem apresentar o Atestado de Estágio. Algumas empresas solicitam também uma Carta de Apresentação. Todos os documentos devem ser solicitados pelo site do Cotil.
  8. Documentos necessários pra o início:
    • Convênio para realização de estágio – 2 vias (apenas se a empresa ainda não tiver);
    • Termo de Compromisso e Plano de Atividades de Estágio​ – 3 vias de cada documento.
      Seguro obrigatório: ​ De acordo com a Lei de estágio nº 11.788/08, é ​ obrigatório o seguro contra acidentes pessoais para o estagiário, portanto é imprescindível que o início da vigência do seguro seja igual ou anterior ao início do estágio e que conste no Termo de Compromisso o nº da apólice e a empresa seguradora.
      Emissão e envio dos documentos:  Os documentos devem ser emitidos pela empresa, devidamente assinados por ela e pelo estagiário nos respectivos campos de assinatura, digitalizados e enviados para o e-mail: estagios@cotil.unicamp.br para análise e encaminhamento para a assinatura do responsável pela Instituição de EnsinoAtenção: A responsabilidade do envio dos documentos ao COTIL é do estagiário. Em alguns casos, a empresa pode encarregar-se de tratar diretamente com o Colégio, porém cabe ao estagiário acompanhar a situação de sua documentação.IMPORTANTE: O prazo para a assinatura do responsável pela Instituição de Ensino é de até 5 dias úteis e não serão aceitos documentos com data de início de estágio retroativo à data do envio.
  9. O estagiário deve enviar os ​ Relatório Trimestrais para o e-mail estagios@cotil.unicamp.br
  10. Alunos que trabalham na área do curso podem utilizar o tempo de trabalho para efeitos de estágio, mediante análise do Conselho Departamental.
    1. Para alunos que trabalham na área menos de um ano, a empresa deve emitir a Carta para alunos que farão estágio na empresa em que trabalham e o estagiário deve enviá-la digitalizada para o e-mail estagios@cotil.unicamp.br e aguardar a confirmação de que o estágio será válido.
      A partir da confirmação, deverá contabilizar a carga horária mínima exigida pelo seu curso junto à empresa e, quando completa, enviar o Relatório Final, que deve ser elaborado conforme as orientações disponíveis na aba “Relatório Final”, desta página.
    2. Para alunos que trabalham na área mais de um ano, a empresa deve emitir a Carta para alunos que atuam na área há mais de 1 ano e o estagiário deve enviá-la digitalizada para o e-mail estagios@cotil.unicamp.br juntamente com a Carteira de Trabalho (folha de identificação e do registro na empresa atual) e aguardar a confirmação de que o estágio foi válido.
      Após a confirmação, deverá enviar o Relatório Final, que deve ser elaborado conforme as orientações disponíveis na aba “Relatório Final”, desta página.
  11. Os alunos ingressantes a partir de 2021 que optarem por realizar o estágio supervisionado deverão realizar, obrigatoriamente, o mínimo de 80% da carga horária mínima total durante a realização do curso e terão a emissão de seu Diploma de Habilitação Técnica e/ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior, suspensa até que se conclua o referido estágio supervisionado.

ATENÇÃO: 

Em hipótese alguma o aluno poderá concluir o estágio antes do término do curso. O estágio deve ser concluído juntamente ou após a conclusão do curso (data igual ou posterior ao término do último ano letivo).

Vagas no Portal do CIEE



Código: 2176 | Vaga: Estágio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Contato: Envie currículo para cristiane.nabarretti@pando.com.vc
  • Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Empresa: Pando
  • Descrição: Temos uma vaga para alunos do período noturno de Desenvolvimento de Sistemas para atuar no lançamento de tarefas para desenvolvedores e homologação e entrega interna destes desenvolvimentos.



Código: 2175 | Vaga: Vaga para profissional formado - Vaga efetiva
Contato: Email: tectop@terra.com.br ou admin@tectoptopografia.com.br
  • Curso: Técnico em Geodésia e Cartografia
  • Empresa: TEC TOP SERVIÇOS TOPOGRAFICOS LTDA
  • Descrição: Profissional que já tenha feito estágio ou alguma experiência no ramo. Conhecimentos em Autocad, softwares topográficos, GPS e Estação Total.



Código: 2174 | Vaga: Estágio inspeção de peças/metrologia
Contato: Enviar CV para: eduardo@vlcorrea.com.br
  • Curso: Tecnico em Qualidade
  • Empresa: VL Corrêa
  • Descrição: Estágio para alunos ou ex-alunos dos cursos de Qualidade ou Mecânica. Necessário residir em Santa Bárbara d Oeste ou Americana. Responsável por realizar inspeções, recebimento e organizar o armazenamento e movimentação de peças mecânicas; Operar instrumentos de medição e máquina de medição.



Código: 2173 | Vaga: ESTÁGIO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - CAMPINAS
Contato: Interessados, favor enviar e-mail para: contato@infraenge.com e/ou ligar para 19 98182-8888.
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: INFRAENGE ENGENHARIA LTDA.
  • Descrição: LOCAL DE TRABALHO: CAMPINAS – MODALIDADE: PRESENCIAL. Oferecemos vagas de estágios para estudantes dos dois últimos semestres e que tenham interessem em se desenvolver como profissionais na área de projetos. Sempre buscamos efetivar os estagiários que desenvolvemos. Para conhecer um pouco mais sobre nós, por favor visite nosso site: www.infraenge.com.



Código: 2172 | Vaga: Estágio PROGRAMAÇÃO PHP
Contato: Enviar currículo para bruno@maxpro.com.br
  • Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Empresa: Maxpro Educacional
  • Descrição: Responsabilidades: Buscamos um profissional Full Stack para desenvolvimentos de aplicações web. Requisitos: Possuir conhecimento nas linguagens: PHP e SQL (SGDB MySQL). Benefícios: Bolsa auxilio + vale transporte e possibilidade de efetivação.



Código: 2171 | Vaga: Estagiário Tec. em Edificações
Contato: Sabrina Nascimento (19)98233-8948 aleng@alengengenharia.com.br
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: ALENG Engenharia e Construção
  • Descrição: O candidato deve ter conhecimento básico em autoCad, leitura de projeto e excel. O estágio é para atuação no canteiro de obras.



Código: 2170 | Vaga: Estágio Técnico
Contato: Interessados entrar em contato pelo WhatsApp (11) 94226-0853 e informar Romi - Estágio Técnico
  • Curso: Técnico em Mecânica e Técnico em Informática
  • Empresa: ROMI
  • Descrição: Estágio na empresa ROMI - Alunos cursando o técnico, com formação entre 12/2022 e 12/2023. Ter disponibilidade para estagiar 6h diárias (10h às 17h ou 07h às 14h). Local: Santa Bárbara d Oeste-SP. Benefícios: Vale transporte + Vale alimentação + Restaurante na empresa + seguro de vida. Bolsa auxílio: R$ 9,25 por hora.



Código: 2169 | Vaga: Auxiliar da Garantia da Qualidade
Contato: contato@metruscalibracao.com.br
  • Curso: Tecnico em Qualidade
  • Empresa: Metrus Laboratório de Calibração
  • Descrição: Conhecimentos de Excel, boa desenvoltura, facilidade de comunicação , senso organizacional. Atuará diretamente com a Emissão de Certificados aos clientes, Pesquisa de Satisfação, Controle de Documentos e Treinamentos de Pessoal Benefícios: CLT, mais Auxílio Refeição. Horário de Segunda a Sexta-feira das 7h00 até às 17h00.



Código: 2168 | Vaga: Estágio Topografia
Contato: Encaminhar currículo para o WhatsApp 19 98129-8553
  • Curso: Técnico em Geodésia e Cartografia
  • Empresa: São Martinho - Usina Iracema
  • Descrição: cursando Técnico em Geodésia e Cartografia ou áreas afins. Conhecimentos necessários: Informática (Pacote Office) e AutoCAD. Desejável: ArcGis. Atribuições: auxiliar na área de Topografia. Horário de trabalho: 6 horas/dia. Local de trabalho: Topografia – Usina Iracema – Iracemápolis (SP).



Código: 2167 | Vaga: Auxiliar de Projetos
Contato: Contatos para a vaga: Maria Tereza: maria.tereza@siarcon.com.br
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: SIARCON
  • Descrição: Conhecimento intermediário ou avançado - Word, Excel; Conhecimento avançado AUTOCAD; Conhecimento intermediário ou avançado Revit; Conhecimento de unidades de medida de comprimento (m, mm e cm); Leitura e interpretação de projeto.



Código: 2166 | Vaga: Programa de Estágio 2022 - Técnico em Mecânica e Técnico em Edificações
Contato: O CV deve ser encaminhado para jessicacosta@petronew.com.br
  • Curso: Técnico em Mecânica e Técnico em Edificações
  • Empresa: PETRONEW - Engenharia Industrial
  • Descrição: REQUISITOS TÉCNICOS: • Técnico em Mecânica / Edificações no período noturno; • Ter disponibilidade para estagiar no mínimo 1 ano. • Ter disponibilidade para início em Janeiro/2022; • Conhecimentos no Pacote Office; • Conhecimento básico em AutoCAD • Iniciativa, pró-atividade e fácil adaptação à ambientes dinâmicos; • Disponibilidade para estagiar 6 horas/dia na Filial de Campinas/SP – Bairro Santa Genebra (Atrás do Shopping Dom Pedro). ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: • Desenvolver atividades relacionadas à documentação técnica. • Desenvolvimento de atividades relacionadas com projetos técnicos de Mecânica / Edificações a Engenharia Integrada PETROBRAS, executando projetos de engenharia para todas as Refinarias do Brasil.



Código: 2165 | Vaga: ESTAGIARIO DE EDIFICAÇÕES
Contato: Contatos para a vaga: brunalima@eleveeng.com.br
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: ELEVE Engenharia
  • Descrição: VAGA - PROJETOS E OBRAS Estudante com interesse em aprender e se desenvolver que seja pró ativo, organizado e comunicativo. Com Conhecimento em: desenho técnico , auto cad, excel. Irá atuar em canteiro de obras e no escritório, conferência de atividades, rotinas de planejamento, projetos e desenhos executivos.



Código: 2164 | Vaga: Projetista desenhista de máquinas
Contato: Enviar CV com o assunto: Vaga projetos _ Cotil para murilo_marin@whirlpool.com
  • Curso: Técnico em Mecânica
  • Empresa: WHIRLPOOL
  • Descrição: Vaga projetista mecânico de máquinas e equipamentos Obrigatório: Autodesk Inventor AutoCad Conhecimento em Eletropneumática Desenho técnico mecânico Desejável: Inglês (é uma multinacional Americana) Conhecimento em automação Experiência prévia Regime de trabalho: Seg-Sex horário comercial. (CLT) PRESENCIAL (Rio Claro - SP)



Código: 2163 | Vaga: ESTÁGIO EM PROGRAMAÇÃO PHP
Contato: Somente para dúvidas: WhatsApp: 19 99245-6510 E-mail: bruno@maxpro.com.br Participar do Processo Seletivo: https://procurriculo.com.br/vagas/estagio-em-programacao-php-bb72cd1/
  • Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Empresa: Maxpro Educacional
  • Descrição: Buscamos um profissional Full Stack para desenvolvimentos de aplicações web. Requisitos: Possuir conhecimento nas linguagens: PHP e SQL (SGDB MySQL). Benefícios: Bolsa auxilio + vale transporte e possibilidade de efetivação. Interessados devem realizar cadastro através do nosso TRABALHE CONOSCO: https://procurriculo.com.br/vagas/estagio-em-programacao-php-bb72cd1/



Código: 2162 | Vaga: Estágio em Suporte Técnico - TI
Contato: Contatos para a vaga: curriculo@debsolutionsti.com
  • Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Empresa: Deb SolutionsTI
  • Descrição: Estágio na área de suporte HelpDesk remoto para rotinas do Windows, formatações, instalação de impressoras, configuração de clientes de email (Outlook / Thunderbird). Descrever no assunto do email: ESTÁGIO-COTIL



Código: 2161 | Vaga: Estágio/Auxiliar - Garantia da Qualidade
Contato: Petterson - petterson.souza@sci-agro.com
  • Curso: Tecnico em Qualidade
  • Empresa: SCI - AGRO
  • Descrição: Conhecimento em ISO 17025, facilidade em comunicação, organização no trabalho e habilidade para trabalhar em equipe. Inglês intermediário será um diferencial. Responsabilidades: elaboração de procedimentos, controle de documentos, controle de registros.



Código: 2160 | Vaga: 2 Vagas de estágio em Edificações
Contato: - Joilson Andrade (19) 99196-0138 (Zap) - joilson@construtoratrieng.com.br
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: TRIENG Construtora
  • Descrição: Pré-requisitos para o preenchimento das vagas: Ser Ágil e Comprometido, irá trabalhar com documentações e compras. Horário: 7:30 as 17:00 com 1:30 de almoço. Remuneração: Salário Mínimo (não tem cesta básica nem vale transporte). Nosso escritório (Rua Ezequiel de Paula Ramos, 257A – Jardim Piratininga – Limeira SP).



Código: 2154 | Vaga: ESTÁGIO TÉCNICO EM EDEIFICAÇÕES
Contato: Enviar e-mail para: contato@infraenge.com e/ou ligar para 19 98182-8888
  • Curso: Técnico em Edificações
  • Empresa: INFRAENGE ENGENHARIA LTDA.
  • Descrição: A infraENGE Engenharia tem 15 anos de experiência em projetos de estruturas de concreto armado, estruturas metálicas, de instalações elétricas, hidráulicas, de combate a incêndios, de ar-condicionado, de telefonia e dados e de automação predial elaborados sempre em conformidade com as normas da ABNT vigentes e com a legislação das concessionárias de serviços públicos. A nossa missão é trabalhar em sentido à sustentabilidade energética utilizando técnicas de projeto e produtos que priorizam a economia de energia e a minimização do custo de execução do projeto. Perfil da vaga: A infraENGE Engenharia elabora projetos estruturais, elétricos e hidráulicos e de automação residencial. Oferecemos vagas de estágios para estudantes que se interessem em se desenvolver como profissionais na área de projetos. Sempre buscamos efetivar os estagiários que desenvolvemos.



Código: 2147 | Vaga: Estágio Técnico em Informática
Contato: Enviar currículo para o e-mail: felipe.fmsistemas@gmail.com
  • Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Empresa: FM SISTEMAS COMERCIO E LOCACAO DE SOFTWARE LTDA
  • Descrição: Empresa no ramo de automação comercial voltado para mercados, açougues padarias e etc. Atendimento de clientes para resolver problemas remoto e presencial, instalação de software e equipamentos, conhecimento em banco de dados MySql e redes, desejável CNH A/B. Contatos para a vaga:


    Preencha todos os campos para divulgação da vaga:










    ROTEIRO DO RELATÓRIO FINAL E CONCLUSÃO DO ESTÁGIO

    Você deve ter colhido material para este relatório durante o estágio e sabe o quanto é importante que o apresente bem organizado e fundamentado. Dele é que depende sua aprovação!

    Para a conclusão do estágio você deve seguir os 3 passos abaixo:

    1º PASSO: Elaborar o Relatório Final que deve conter os itens:
    1. Apresentação do Estagiário;
    2. Apresentação da Empresa;
    3. Histórico da Empresa;
    4. Questionário para o Relatório Final de Estágio (digitado);
    5. Conclusão;
    6. Anexos: desenhos, projetos, cálculos, folhetos, tabelas, imagens e/ou outros materiais importantes.

    2º PASSO: O Relatório Final deve ser digitado. Quando finalizado, você deve imprimir, assinar o questionário e pedir para o responsável na empresa rubricar todas as páginas e também assinar o questionário.
    Após, você deve digitalizar todas as páginas (incluindo os anexos) em um único arquivo em formato PDF.

    3º PASSO: Enviar o Relatório Final e a Carta final de Estagio (assinada e carimbada) digitalizada em formato PDF para o email estagios@cotil.unicamp.br

    IMPORTANTE: Somente após o envio correto do Relatório Final e da Carta Final de Estágio, conforme as orientações acima, o Relatório será
    encaminhado para o Chefe do Departamento do curso para aprovação, tendo o prazo de 30 dias (exceto em períodos de férias e recesso escolar).

    Se você seguiu corretamente todos os passos anteriores e seu estágio foi aprovado: PARABÉNS!!
    A partir deste momento você possui Habilitação Técnica!

    ATENÇÃO:
    Seu diploma definitivo ficará pronto somente no final do 1º semestre do ano subsequente à sua aprovação pois o COTIL depende da Secretaria Escolar Digital que só permite a publicação da conclusão dos cursos a partir do 1º trimestre do ano subsequente.

    Enquanto você aguarda seu diploma ficar pronto, para comprovar sua habilitação técnica, você pode solicitar no site do COTIL o Histórico Escolar do Técnico e o Certificado Provisório do Técnico.

    Para concluintes dos cursos de Edificações, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade, você pode solicitar também o Atestado CFT, para dar entrada do seu registro de Técnico no Conselho Federal dos Técnicos – CFT.

    Para concluintes do curso de Enfermagem, você pode solicitar também a Declaração COREN, para dar entrada do seu registro de Técnico no Conselho Regional de Enfermagem – COREN.

    1. O estágio é obrigatório?

    Para alunos que ingressaram antes de 2021 o estágio é obrigatório, conforme a estrutura curricular. Para alunos que ingressaram a partir de 2021 o estágio é optativo, conforme a estrutura curricular.

    1. Quero iniciar o estágio. O que devo fazer?

    Para iniciar o estágio, são necessários os seguintes documentos:

    Os modelos de todos os documentos estão disponíveis na Aba “Documentos”, desta página.

    1. Posso iniciar o estágio sem a documentação assinada?

    Não. Somente poderá iniciar o estágio após a aprovação e assinatura da documentação de estágio.

    1. Quando posso iniciar o estágio?

    A partir da penúltima série do curso. Alunos que cursam somente o curso técnico, com duração de dois anos, podem iniciar o estágio na 1ª série. 

    1. Posso fazer estágio em outra área que não seja do curso que estou realizando?

    Não. As atividades de estágio devem estar diretamente ligadas ao perfil do curso. Por isso, antes de iniciar o estágio, a empresa deve apresentar o Plano de Atividades de Estágio (ver item 1).

    1. Quantas horas de estágio posso fazer por semana?

    A carga horária máxima de estágio é de 30 horas semanais e 6 horas diárias. O horário de estágio não poderá coincidir com o horário das aulas em que o aluno estiver matriculado. Caso já tenha completado o curso, a carga horária máxima passa a ser de 40 horas semanais e 8 horas diárias. Nesse caso, o estagiário pode solicitar pelo site do Cotil o Atestado de Permissão de 8 horas de Trabalho, caso a empresa exija.

    1. Posso fazer estágio no período noturno ou aos fins de semana?

    Sim, desde que não seja no horário em que estiver matriculado.

    1. Qual a carga horária mínima para o estágio?

     A carga horária mínima é de acordo com a estrutura curricular do ano de ingresso do aluno. Verifique a sua na tabela que consta na aba “Contato e Informações”.

    1. Por quanto tempo poderei estagiar?

    Conforme a Lei de Estágio, o período máximo de estágio é de dois anos.

    1. Devo estar assegurado contra acidentes pessoais durante o estágio?

    Sim, o Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório por lei e deve estar mencionado no Termo de Compromisso.

    1. Quanto tempo é necessário para a aprovação e assinatura do Termo de Compromisso e Plano de Estágio?

    Aproximadamente 5 dias após o envio dos documentos para o e-mail estagios@cotil.unicamp.br 

    1. Quem é a pessoa que assina o Termo de Compromisso e o Convênio na Unidade Concedente?

    O representante legal da Empresa ou profissional designado pela Unidade Concedente deve assinar estes documentos.

    1. Quem assina o Plano de Estágio na Unidade Concedente?

    O Supervisor de Estágio indicado no Termo de Compromisso e no Plano de Atividades.

    1. Posso prorrogar meu estágio?

    Sim. O aluno deverá solicitar na empresa o Termo Aditivo de Prorrogação, informando a carga horária juntamente com as novas atividades a serem desenvolvidas. Lembre-se de que o tempo máximo de estágio é de até 2 anos.

    1. Com quem devo conversar quando tiver dúvidas em relação às atividades de estágio?

    Na empresa, o estagiário deverá estar sempre em contato com o seu Supervisor para receber orientação quanto às dúvidas pertinentes às atividades de estágio. No Colégio, entre em contato com a Secretaria Acadêmica, pelo e-mail estagios@cotil.unicamp.br

    1. O que devo fazer para rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio?

    O aluno deverá encaminhar-se ao RH da empresa, com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência e solicitar a rescisão. A Empresa emitirá o Termo de Rescisão em três vias, o qual deverá ser assinado pela empresa, pelo aluno e encaminhado à Secretaria Acadêmica do COTIL.

    1. O que devo fazer ao término do estágio?O.O aluno deverá elaborar e enviar o Questionário para Relatório Final de Estágio e a Carta Final de Estágio, conforme orientações disponíveis na aba “Conclusão e Relatório Final”, desta página.
    2. Se atingir a carga horária mínima do estágio antes do término do curso posso concluir o estágio?

    Não. O estágio pode ser realizado durante o curso, mas não pode ser concluído antes do término do curso.

    1. Posso fazer estágio nas dependências (laboratório, sala, setor administrativo) da Universidade?

    Sim. Poderá fazer estágio no Campus do COTIL ou em outros Campi, desde que a Universidade emita todos os documentos necessários.

    1. A Iniciação Científica poderá ser considerada como Estágio?

    Não. A Iniciação Científica não é considerada para fins de estágio.

    1. Posso realizar meu estágio em mais de uma empresa?

    Sim. Desde que não ultrapasse 2 anos de estágio, o aluno poderá estagiar em mais de uma empresa e somar a carga horária realizada em cada uma. Para cada empresa, é necessária a emissão dos documentos de início e regularização junto ao COTIL. Além disso, sempre que terminar o estágio em uma empresa, o aluno deve elaborar e enviar o Relatório Final e a Carta Final, mesmo que não tenha completado a carga horária mínima de estágio.

    1. Posso enviar o Relatório Final e Carta Final para aprovação do meu estágio para obter o diploma e continuar estagiando na empresa?

    Não. Assim que o estágio é aprovado, o aluno passa a ser formado, perdendo o vínculo de aluno com o COTIL.

    1. Qual a Legislação que rege o estágio?

    O estágio é regido pela Lei 11.788/08, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágios de estudantes.

    1. Em termos de benefícios trabalhistas, o estagiário pode receber o mesmo tratamento dado ao funcionário?

    O estagiário não tem direito aos benefícios assegurados aos demais empregados, tais como vale-alimentação, assistência médica etc. Caso a empresa queira oferecê-los aos seus estagiários, isso não criará vínculo empregatício.

    1. É obrigatório o registro do estágio na carteira profissional do estudante (CTPS)?

    A Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, não trata da anotação do estágio na respectiva Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. O Ministério do Trabalho, inclusive, já se manifestou sobre o assunto, enfatizando que não é necessária a anotação do estágio na CTPS do estudante. Caso a empresa decida registrar, nada deve ser anotado na folha referente a Contrato de Trabalho, podendo constar, na parte de Anotações Gerais, os seguintes dados:

      • curso frequentado pelo estudante;
      • nome da escola em que está matriculado;
      • nome da empresa concedente;
      • as datas de início e término de estágio, com as respectivas assinaturas.
    1. Posso fazer estágio em qualquer empresa?

    Sempre que possível, dar preferência para estágio em firmas de porte, pois terá oportunidade de maior contato com novas tecnologias e diversidade de áreas técnicas. 

    Conforme a Lei 11.788, Art. 9º, “…profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio”.

    1. Menor aprendiz equivale a aluno estagiário?

    Não, os programas e exigências são diferentes.