III Ciclo de Encontros Virtuais sobre Literaturas Africanas

No último dia 24/6/23, das 10h às 11h30, aconteceu o 2º. Encontro do III Ciclo de Encontros Virtuais sobre Literaturas Africanas, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Linguagens do COTIL, oferecido aos alunos do 1º. ao 3º.ano.

Sob orientação da Profa. Rosmari Ribeiro, o encontro foi apresentado pelas alunas do 3º. Enfermagem: Alice Lessa Teobaldo, Ana Lívia de Oliveira Cruz, Isabele Daderio, Hagata Mariana Cardoso Cruz, Hiara Rebeca Cardoso Cruz e Mariângela Siqueira da Silva.

O tema principal do encontro foi o Afrofuturismo presente nas obras literárias O último ancestral de Ale Santos; O Céu entre mundos, de Sandra Menezes; e Kindred, laços de sangue, de Octavia Butler.

A apresentação do tema se deu a partir das experiências leitoras realizadas pelas alunas, revelando, por meio de elementos narrativos, construção de personagens, estilos dos autores, o significado do afrofuturismo e como ele pode contribuir para a construção da identidade do leitor, por meio da busca da própria ancestralidade, como acontece nos enredos.

A apresentação de cada obra foi feita pelas duplas de leitoras que trouxeram suas descobertas, análises e reflexões, resultado dos estudos de iniciação científicas desenvolvido ao longo do semestre, somados às experiências vivenciadas pelas alunas durante o Programa de Internacionalização, na Universidade de Lisboa (em maio/23), de que participaram, orientadas também pela professora Rosmari.

Foi um belíssimo trabalho, capaz de cumprir o seu objetivo principal: demonstrar como a literatura pode ser um instrumento para despertar nos alunos seu interesse por saber como o tema da decolonização é essencial para a construção da identidade dos jovens pretos e pardos brasileiros, especialmente para quem é contemplado pelo Programa de Cotas étnico-raciais, instituído no Colégio desde 2021.

Por essas e outras razões, este encontro foi especialmente rico para os participantes e pode ser também àqueles que assistirem à gravação disponibilizada no canal do Youtube Cotil Unicamp, disponível no link:  https://youtu.be/_ahJboZEV_8

Aproveitem!!