Vídeo da entrega dos lacres de alumínio arrecadados pelo COTIL

Assista ao vídeo da entrega dos lacres de alumínio arrecadados pelo COTIL para ajudar projeto de doação de cadeiras de rodas e o discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL


Discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL:

Bom dia a todas e todos!

Inicialmente cumprimento o Sr. Celso Antonio Ruy, coordenador do Grupo Libertadores do Riso e criador do projeto Lacre do Amor, o Sr. Aécio Rossi, Diretor Administrativo do Grupo Escoteiro Tatuibi, o Prof. Matioli, Diretor Associado, a Profa. Susy, Diretora de Ensino, o Prof. Bazana, Diretor Administrativo, a Profa. Regiane, Coordenadora Pedagógica do Colégio e na pessoa deles cumprimento as demais pessoas que participam desta cerimônia, as professoras, os professores, as funcionárias, os funcionários, as alunas, os alunos do COTIL.

Hoje é um dia muito especial para toda comunidade do Colégio Técnico de Limeira; especial por estarmos entregando ao projeto Lacre do Amor 84 garrafas pet de 2 litros com os lacres arrecadados no período que antecedeu a pandemia pela Covid-19, que serão utilizados na aquisição de cadeira de rodas para pessoas com deficiência; especial por representar um marco da retomada das campanhas de solidariedade no modo presencial, o que, sem dúvida, é um facilitador para a mobilização das pessoas.

Logo no início de nossa gestão, em 2018, criamos o programa COTIL Solidário, que reúne um conjunto de ações com o propósito de aproximar o Colégio da comunidade local e contribuir para que nossos alunos sejam solidários e socialmente responsáveis. Nesses 4 anos, demos continuidade à Campanha do Agasalho, realizada em parceria com o Fundo Social de Limeira; a arrecadação em dinheiro para a ALICC, e instituímos a Campanha de arrecadação de lacre de alumínio, para aquisição de cadeira de rodas para pessoas com deficiência; arrecadação de leite para instituições beneficentes de Limeira; arrecadação de notebooks e tablets destinados aos nossos alunos carentes durante o ensino remoto, arrecadação de cestas básicas, absorventes e outros produtos higiênicos, para nossos alunos em situação de vulnerabilidade social.

Sobre essas campanhas, destaco algumas informações importantes:

Campanha do Agasalho: realizada pelo Fundo Social de Limeira, recebe doações de roupas, agasalhos, sapatos e cobertores em boas condições de uso. Ela acontece todos os anos, durante período divulgado pela organização, sendo o COTIL um dos pontos de arrecadação.

Campanha de arrecadação em dinheiro: em apoio a ALICC – Associação Limeirense de Combate ao Câncer (referência no município de Limeira, em assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade, tal como em tratamento de câncer), tem o objetivo de arrecadar doação em dinheiro para educação de prevenção e tratamento contra o câncer desenvolvido pela associação. Acontece todos os anos, durante período divulgado pela organização, sendo o COTIL um dos parceiros.

Campanha Lacre de Alumínio: arrecada lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem. Com o dinheiro arrecadado, cadeiras de rodas são compradas e doadas para pessoas com deficiência. É necessário o equivalente a 140 garrafas de 2 litros cheias, ou seja, 352 mil lacres de alumínio, para comprar uma cadeira de rodas de uso geral.

Campanha de arrecadação de leite: realizada em 2019, arrecadou caixinhas de leite e atendeu a demanda do Nosso Lar de Limeira, instituição beneficente que abriga meninos.

Campanha de doação de equipamentos: arrecadando notebooks e tablets usados, teve início em 2020, durante a pandemia pelo coronavírus, para distribuição aos alunos em situação de vulnerabilidade social, de forma a oferecer infraestrutura mínima de acompanhamento das aulas e das atividades de ensino remotamente.

Campanha de auxílio social: de iniciativa da APM, em parceria com a equipe sociopedagógica, teve início em 2021, durante a pandemia pelo coronavírus, para arrecadação de itens para alunos em situação de vulnerabilidade social.

Como veem, o COTIL é um Colégio engajado no propósito de criar ações que sejam solidárias com a comunidade local. Nossas ações envolvem alunos, professores e servidores em campanhas que cuidem das pessoas.

Por tudo isso, podemos, com orgulho, celebrar essa data, entregando os lacres de alumínio arrecadados ao Projeto Lacre do Amor e desejar que o Programa COTIL Solidário continue realizando as campanhas em prol dos nossos alunos e de pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade social.

Obrigado!

 

 

Processo Seletivo 2023