Cotil reestrutura seus cursos para 2021

Mudanças contemplam perfil dos alunos e características do mercado de trabalho

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) reestruturou os cursos oferecidos gratuitamente, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) e com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) – o referencial que subsidia as escolas técnicas na organização e no planejamento da formação técnica e profissional.

De acordo com a nova BNCC-EM, o “Novo Ensino Médio” passa a ser organizado por itinerários formativos: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional – com roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola, para que os estudantes possam aprofundar determinada área de conhecimento ou se qualificar profissionalmente. Além dos itinerários formativos, o estudante deverá cumprir a carga horária relacionadas às aprendizagens básicas determinadas pela BNCC de 1.800 horas ao longo de todo o Ensino Médio.

A reestruturação promovida pelo COTIL irá vigorar a partir de 2021, iniciando com os estudantes das 1ª séries. Em 2022 os alunos da 2ª série, em 2023 todos os estudantes do período diurno e, em 2024 a ação vai englobar todos os alunos do Colégio.

Os cursos do COTIL foram organizados para aqueles estudantes que buscam formação técnica e profissional que os prepare para o mundo do trabalho, lhes ofereça formação acadêmica de qualidade, e que lhes possibilite seguir seus estudos na academia. O objetivo é proporcionar o aprendizado completo, com competências socioemocionais para que os estudantes tenham projetos de vida, despertando o interesse pela ciência e a investigação, e que lhes capacite a desenvolver o empreendedorismo.

O diretor geral do Cotil, José Roberto Ribeiro, explica que vários estudos antecederam as mudanças, entre eles a identificação do perfil dos alunos do colégio, das características econômicas da macrorregião de Limeira e das necessidades do mercado de trabalho. A meta é a formação de um cidadão crítico, pautada pela multidisciplinaridade, pelo raciocínio lógico e pelo método científico. “Além de um cidadão ético e preparado para seguir os estudos na academia, queremos formar profissionais versáteis, conscientes e responsáveis, com visão de futuro e perfil integrador, inovador e criativo para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e colaborativa no atendimento às demandas do mundo do trabalho e da sociedade”, afirma.

Os estudantes que querem estudar no COTIL terão duas modalidades de ensino: cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, ou seja, poderão participar estudantes que fazem o ensino médio em outras instituições ou que já concluíram essa etapa.

No período diurno, os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade são voltados para alunos egressos do ensino fundamental, porque são integrados ao ensino médio e cuja duração é de três anos. Os cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica e Qualidade integrados ao ensino médio, no período noturno, serão de quatro anos.

Já o curso técnico em Enfermagem, com concomitância externa ou subsequente ao ensino médio, será no período vespertino e terá duração de dois anos. Para quem já concluiu o ensino médio ou cursa em outra instituição, os cursos serão no período noturno, também com duração de dois anos – Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade.

Entre as novidades, está o fim da obrigatoriedade de estágio, exceto para os alunos de Enfermagem. Para os demais, o desenvolvimento de projetos poderá substituir essa exigência atual que, muitas vezes, atrasa até mesmo a obtenção do diploma do curso técnico.

As inscrições para o Processo Seletivo COTIL – 2021 terão início no próximo mês de agosto. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.exame.cotil.unicamp.br/ e seguir as instruções descritas no manual do candidato e no edital do Processo Seletivo.