COTIL divulga edital para o Processo Seletivo Público – 2021, com muitas novidades!

As novidades vão desde a oferta de cursos totalmente reformulados, a reserva de vagas étnico-raciais e sociais e a substituição da realização de prova e redação por análise do Histórico Escolar dos candidatos inscritos

Cursos Gratuitos e Reformulados:

Além de gratuitos, todos os cursos do COTIL foram reformulados e alinhados com a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) e com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Os cursos foram organizados para aqueles estudantes que buscam formação técnica e profissional que os prepare para o mundo do trabalho, lhes ofereça formação acadêmica de qualidade, e que lhes possibilite seguir seus estudos na academia. O objetivo é proporcionar o aprendizado completo, com competências socioemocionais para que os estudantes tenham projetos de vida, despertando o interesse pela ciência e a investigação, além de capacitá-los para o empreendedorismo.

Modalidades de Ensino cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio:

No período diurno, os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade são voltados para alunos egressos do ensino fundamental, porque são integrados ao ensino médio e sua duração é de três anos. Os cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica e Qualidade integrados ao ensino médio, no período noturno, serão de quatro anos.

Já o curso técnico em Enfermagem, com concomitância externa ou subsequente ao ensino médio, será no período vespertino e terá duração de dois anos. Para quem já concluiu o ensino médio ou cursa em outra instituição, os cursos serão no período noturno, também com duração de dois anos – Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade.

Programa de Cotas Étnico-Raciais e Sociais:

A partir do próximo ano letivo (2021), o Colégio reservará 35% das vagas de cada curso, as quais serão preenchidas por estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) que tenham cursado todo o ensino fundamental II em escola pública. Outros 35% das vagas serão reservados para alunos que tenham feito todo o ensino fundamental II em escola pública (EPU), e os demais 30% serão destinados à ampla concorrência (AC).

Processo Seletivo por análise de Histórico Escolar:

O Colégio realizará o Processo Seletivo 2021 por meio de análise do Histórico Escolar dos candidatos inscritos, considerando as notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (ou disciplinas equivalentes) cursadas no 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série), sem a realização de prova e redação.

Calendário do Processo Seletivo COTIL – 2021:

Solicitação de PRPTI (Programa de Redução Parcial da Taxa de Inscrição – 50%)

de 18 a 24 de agosto de 2020

Divulgação do resultado de PRPTI (depois das 14h)

28 de agosto de 2020

de 31 de agosto a 29 de outubro de 2020

Como obter informações e realizar as inscrições para o Processo Seletivo COTIL – 2021:

No site www.exame.cotil.unicamp.br/ você tem acesso ao Edital do Processo Seletivo e ao Catálogo de Cursos. Além de informações sobre o processo seletivo, você encontra informações completas sobre os cursos oferecidos pelo Colégio, sobre o Programa de Cotas Étnicos-Raciais e Sociais, sobre o COTIL e toda a sua infraestrutura e serviços disponíveis aos alunos.