Cotil conquista primeiro lugar no Inova Jovem 2022

Captura de tela dos participantes, palestrantes e avaliadores com as câmeras abertas na final da competição Inova Jovem 2022. Fim da descrição.

A equipe Psicopatolog, composta por cinco alunos do Colégio Técnico de Limeira (COTIL), trouxe a saúde mental como tema do seu projeto e levou para a casa a grande vitória na final do Inova Jovem 2022, organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O evento aconteceu no dia 27/10 e reuniu 459 pessoas online. Assista a gravação da final aqui.

O projeto dos alunos Enzo Torresendi, Karen Kuga, Pedro Quintans, Pedro Marchi e Vinícius Laureano, orientado pelo Prof. Maurício Fernando Martinatti. Consiste em um aplicativo de inteligência artificial para apoiar profissionais que atuam na área de psicologia.

A ferramenta proposta pela equipe, que está em fase de validação, analisa as expressões faciais de pacientes, durante sessões de terapia, gerando diversos dados e gráficos para o entendimento das emoções, e comparativos com os resultados do Self-Reporting Questionnaire, um teste desenvolvido pela OMS para avaliação de sofrimento mental.

A 9ª edição do programa que recebe o título de maior competição de empreendedorismo para jovens do ensino médio e técnico do país seguiu o formato online dos dois anos anteriores com a finalidade de aumentar a abrangência nacional. O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, apresentou os dados gerais da competição e comemorou os resultados obtidos em 2022.


Programa Inova Jovem

O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios.

Workshop Inova Jovem apresenta aos alunos importantes conceitos e metodologias ligados à inovação e ao empreendedorismo, modelagem de negócios além de palestra sobre negócios sociais.

Os participantes também têm acesso a mentorias com profissionais do mercado, para que possam tirar dúvidas e desenvolver o modelo de negócios. O treinamento de mentoria acontece na semana após o Workshop, posteriormente, os alunos recebem acesso a uma mentoria especializada para a realização dos encontros virtuais.

Após a mentoria, os participantes deverão entregar seus modelos de negócio desenvolvidos durante a competição, que serão avaliados por um grupo composto por profissionais da Inova Unicamp e avaliadores externos.

Após a entrega dos modelos de negócios, os participantes recebem o primeiro treinamento de Pitch, com uma visão geral de como apresentar um projeto para uma banca avaliadora.

A divulgação dos seis times finalistas acontece na mesma semana do primeiro treinamento, então, posteriormente,  as equipes selecionadas fazem outro treinamento de Pitch, mas esse de forma individual por time. O time que tiver a apresentação melhor avaliada pela banca no evento da final ganha prêmios e certificado para cada integrante.

Leia mais em: Inova Jovem 

Processo Seletivo 2023