COTIL celebra Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escolas

O Colégio Técnico de Limeira (COTIL/UNICAMP) comemorou ontem, pela primeira vez, o Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com apoio do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Construção Civil e Geomática, alcançando toda a comunidade acadêmica, envolvendo alunos e professores. José Roberto Ribeiro, Diretor Geral do Colégio, lembrou que a data foi instituída pela Lei Federal 12.645, de 2012. A legislação nasceu a partir do trabalho voluntário preventivo de um técnico na área, que levou a ideia ao Senado. “Para o COTIL é muito importante incorporar essa data nas atividades, afinal além do tema ser contemplado nos cursos do Colégio, nossa meta é sempre buscar a formação completa dos alunos”, declarou.

[su_custom_gallery source=”media: 9574,9576,9582,9575,9577,9578,9579,9581,9580″ link=”lightbox” width=”120″ height=”120″ title=”never”]

Com a coordenação da Presidente da CIPA, professora Andreza Silvestrin, e da professora responsável pelo Curso de Enfermagem, Débora Martins Alves, o evento contou com várias barracas montadas pelos próprios estudantes que abordaram temas como saúde mental, doação de sangue, diabetes, hipertensão, uso de métodos contraceptivos, planejamento familiar, nutrição, primeiros socorros, uso de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), descarte de medicamentos e higiene das mãos. Além da conscientização sobre os temas abordados, houve experiências práticas realizadas por meio de parcerias com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Limeira (SAMU) e com o Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), além de prestadores de serviços que atuam em áreas de temas inseridos na programação. “É muito importante para os alunos terem contato com outros profissionais que atuam, por exemplo, no atendimento de vítimas de parada cardíaca e engasgo”, enfatizou a professora Débora.

Massagens, aferição de pressão, meditação e outras atividades foram promovidas durante a tarde. Gabriela Grassi, de 15 anos, destacou a importância da atenção com a saúde mental. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, afinal também exerce influência no sistema fisiológico”, explicou.

Os estudantes ainda assistiram à palestra motivacional, realizada pela empresa Conceito Zen, e à palestra de prevenção ao uso de álcool e entorpecentes, promovida pela Polícia Militar (PM), além de aula de dança com o professor Salomé.

Uma parceria com a Vigilância Epidemiológica possibilitou a vacinação contra sarampo durante as comemorações do Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola.