Comunicado COC 04/2022 – Repúdio à veiculação de falsas notícias (“fake news”)

À comunidade do COTIL.

A Comissão Organizadora da Consulta 2022/2026 vem por meio deste demonstrar seu repúdio à veiculação de falsas notícias (“fake news”) a respeito de professores do COTIL.

Chegou até nós a denúncia de veiculação de falsas notícias relativas à professores que compõem ambas as candidaturas ao cargo de Diretor(a) para a atual consulta.

Integrantes desta comissão fizeram uma pesquisa e, realmente, encontraram tais notícias sendo divulgadas por meio de grupos de aplicativos de mensagens.

Pedimos a toda a comunidade que, diante de notícias acusatórias, difamatórias, tomem cuidado ao interpretá-las. Busquem sempre confirmação das informações, não confiem em boatos e rumores. Não tirem conclusões a partir apenas de fragmentos de texto ou apenas de títulos de notícias, procurem a leitura da notícia na íntegra

Pedimos também para que não ajudem a disseminar tais informações infundadas.

Uma boa fonte de dados são as páginas de cada uma das candidaturas, disponíveis na página da Comissão (https://www.cotil.unicamp.br/consulta/). Ali vocês poderão encontrar os planos de cada um dos postulantes e verificar suas reais propostas para cada um dos cursos, para cada uma das políticas e processos referentes ao colégio.

Agora um pedido especial ao corpo docente. Acreditamos que, como professores, é parte de nossa responsabilidade auxiliar nosso corpo discente no bom caminho das práticas democráticas, para além de nossa consulta. Pedimos que, caso tomem conhecimento de propagação de tais notícias, não se omitam, instruam nossos estudantes a procurarem informações confiáveis e os estimulem a seguirem tal postura em qualquer contexto, mostrando o quão perigoso pode ser para a sociedade a propagação de fake news.

Nós da COC estamos disponíveis para, a qualquer momento, auxiliar com dúvidas durante o processo de escolha. Caso cheguem até vocês provas relativas à propagação de notícias falsas, por favor, fiquem à vontade para procurar qualquer um dos membros dessa comissão.

Limeira, 27 de maio de 2022

Um forte abraço a todos(as).

Prof. Me. Eduardo Salmazo
Presidente da COC