1 º Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes” – COTIL 2020

29/09/2020 19h30min

“O novo Ensino Médio e o planejamento interdisciplinar”

Profa. Dra. Maria Antonia Ramos Azevedo

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em
Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutora em Educação pela USP; Pós Doutorado em Pedagogia Universitária na Universidade do Val do Rio dos Sinos (UNISINOS) e MBA em Gestão, Inovação e Negócios em Instituições de Ensino IPOG. Vice Presidente do Fórum dos Vices Diretores da UNESP em 2017 e Presidente do Fórum dos Vices Diretores em 2018. Vice-Diretora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista UNESP (2015-2019) Campus de Rio Claro; Professora na Área de Didática Unesp/Rio Claro. Experiência na área de Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária e Interdisciplinaridade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) certificado no CNPq. É credencia no Programa de pós Graduação em Educação da UNESP, campus de Rio Claro, na linha de Pesquisa Linguagem – Experiência – Memória- Formação.

05/10/2020 19h30

“A Afetividade nas Práticas Pedagógicas”

13/10/2020 19h30

“Planejamento das Condições de Ensino”

Prof. Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite

Possui graduação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado pela Universidade de
São Paulo. Professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Psicologia Educacional,
onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento,
formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino superior. Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp 2008-20012;
coordenou o EA2 – Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (2013-2017), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da
Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade. Coordena o Grupo Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp.

15/10/2020 19h30

“Competências Socioemocionais como fator de autoperformance”

Aline Basso Breda

Graduada em comunicação social, com especialização em gestão estratégica de pessoas, educação infantil e psicopedagogia.Formação: Positive Discipline Association- Brasil; Educa Mais e MBM School Master inBusiness Management, Gestão de Empresas.
Experiências na área de Comunicação e Gestão de Pessoas, experiência real sobre o jeito dinamarquês de educar as crianças. Palestrante, Mentora de Gestores e Facilitadora de Grupos – ClassApp e, em cursos e Treinamentos; Fundadora do Linked Mom; Volunteer Staff- Dania School; Diretora Comercial- Waig Industrial LTDA e Docente Senac São Paulo; Diretora Adjunta CIESP (Centro das Indústiras do Estado de São Paulo) Limeira; Membro do Conselho ACIL: Associação Comercial e Industrial de Limeira; Vice-diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

26/10/2010 19h30

“Projeto de vida, empreendedorismo e inovação”

Dra. Liliane de Queiroz Antonio

Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela UNICAMP, na área de Tecnologias da Informação e comunicação, no
Campo de Educação, ciência e tecnologia. Como experiência profissional trabalhou, como: pesquisadora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Rodovia D. Pedro I; colaboradora da Radiotelevisione Italiana; conselheira no Consulado Geral do Brasil – Roma Piazza Pasquino; pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Representante da Comunidade Brasileira e Gestora de Ações Educativas e Formativas e Desenvolvimento de modelo para integração e novas habilidades na CILA – Confederação Italiana de Trabalhadores Artesãos; pesquisadora e colaboradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; Professora e coordenadora de iniciação cientifica do Centro Universitário Jorge Amado; Pro Reitora de Pesquisa, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e professora da graduação do SENAI CIMATEC; Coordenadora da Escola Virtual do Instituto Vale do Futuro; Responsável pelas parcerias institucionais entre Instituto Vale do Futuro e parceiros como Motorola, Compaq; Pesquisadora Coordenadora de educação a distância junto a Escola do Futuro – USP; Coordenadora de educação infantil com uso de tecnologias – Brasinha, Centro de Educação; Professora e Coordenadora Pedagógica de Alfabetização da Escola Marquês de Rabicó; pedagoga no CODEL -Coordenadora Pedagógica pela proposta de Educação Ambiental quanto a Coleta Seletiva do Município de Limeira.