Reitor da Unicamp visita campi de Limeira e anuncia investimentos em tecnologia

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, visitou hoje os campi de Limeira, onde conheceu as demandas da Faculdade de Tecnologia (FT), do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Preparativos e alternativas para a volta das atividades presenciais, investimentos em tecnologia e mais aproximação entre as unidades de Limeira e Campinas foram alguns dos principais temas abordados. Em relação aos investimentos, o reitor explicou que uma revisão orçamentária resultou na possibilidade de aplicação de recursos na estrutura de informática, sistemas de câmeras e outras tecnologias para modernizar as condições de ensino, independentemente do formato das aulas – presenciais, remotas e híbridas. “São avanços necessários mesmo depois dessa fase de adaptação de retorno”, explicou.
Tom Zé também ouviu dos representantes e professores de Limeira peculiaridades e opiniões sobre os preparativos para a volta das atividades, ponderando desafios como a necessidade de mais avanços no calendário de vacinação e de menos prejuízos ao aprendizado, com ênfase em alunos que cursam os últimos anos e que dependem de aulas práticas para a sua a formação. O mapeamento dos perfis dos alunos e das suas cidades de origem foi outro ponto debatido, assim como a importância da flexibilização do processo de volta as aulas e democratização do debate, inclusive ouvindo alunos e considerando peculiaridades. A Unicamp, nas três cidades (Campinas, Piracicaba e Limeira), tem estudantes a partir do ensino médio até as demais graduações. “Estamos ouvindo os envolvidos neste processo para prepararmos, de forma gradativa, o retorno pleno previsto para 2022, com o devido suporte acadêmico e tecnológico, além é claro da segurança”, explica.

Na FT e nas dependências do Cotil estiveram presentes os pró-reitores: Fernando Coelho, Extensão e Cultura (Proec); João Marcos Travassos Romano, de Pesquisa; Ivan Toro, de graduação; além de Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Unicamp; e Augusto César Silveira, diretor executivo da Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (DEEPU). O diretor da FT, Renato Falcão Dantas, e o diretor associado, Leonardo Lorenzo Bravo Roger, além de Francisco José Arnold e Marcela Candian Paduelli, participaram do encontro. O diretor associado do Cotil, José Alberto Matioli, representou o Colégio.

Na sequência o reitor visitou a FCA e, no período da tarde, a Prefeitura.