Prêmio Asimov-Brasil

O Prêmio Asimov-Brasil foi concebido para homenagear autores de livros de divulgação científica e cultural que se destaquem entre aqueles com obras editadas no Brasil. Ele premia escritores anualmente, bem como estudantes brasileiros do ensino médio que se inscrevem no evento. A seleção da obra vencedora é realizada pelos votos dos alunos previamente inscritos, que têm a tarefa de ler os livros finalistas selecionados pela Comissão Científica. Para participar, os estudantes devem ler ao menos um dos livros finalistas, escrever uma resenha e submetê-la. A Comissão Científica escolhe as resenhas que serão premiadas.

O escritor Isaac Asimov, homenageado pela premiação, é autor de centenas de obras de divulgação científica e de ficção científica, bem como vários romances e contos.

O prêmio visa aproximar as gerações mais jovens da cultura científica, por meio da leitura e da avaliação crítica das obras em competição. A proposta de realização do Prêmio Asimov-Brasil nasceu no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em setembro de 2019, durante a participação do físico Francesco Vissani como cientista residente. Iniciado pelo professor Vissani na Itália, em 2016, na cidade de Áquila, o Prêmio Asimov italiano atualmente abrange quase toda a nação italiana e tem a participação de milhares de estudantes.

“A frase mais empolgante de ouvir em ciência, a que prenuncia novas descobertas, não é ‘Eureka!’, mas sim ‘Isto é estranho…’ (Isaac Asimov).”

A cerimônia de premiação do livro e das melhores resenhas da primeira edição do Prêmio Asimov-Brasil ocorreu na UNICAMP no dia 16 de Dezembro, de forma virtual. O COTIL teve duas alunas premiadas nesta edição: 

Rafaella Adorno Bastos Ferraz
Resenha: “Uma viagem pelas raízes do Brasil”

Rita Aparecida Valentim
Resenha: “O passado não é mais como antigamente, mas convém não esquecê-lo.”