Criado em  1995, o COTIL ARTE é um evento artístico-cultural promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Linguagens, com o intuito de promover o talento, a criatividade e a criticidade de nossos alunos, além de oferecer-lhes uma formação humanizada e despertar-lhes o senso crítico. 

Realizado em edições anuais, o evento consiste na produção individual ou coletiva de material artístico em diferentes linguagens e modalidades, entre elas fotografia, esquete, desenho, composição musical (letra e música), vídeo, performance músico-corporal e suporte. Os melhores trabalhos de cada modalidade são apresentados à Comunidade em exposição interna do  Colégio. Os trabalhos selecionados por um júri composto por docentes, servidores e convidados externos  são apresentados em espetáculo final realizado no teatro municipal, onde ocorre a premiação para os três primeiros trabalhos classificados de cada categoria. 

O evento tem repercussão regional e está inserido no calendário de eventos oficiais da cidade de Limeira, por lei aprovada pela Câmara Municipal, de autoria do Vereador Professor José Farid Zaine. Sua realização também conta com o apoio da APM do COTIL,  da Secretaria da Cultura do Município e de patrocinadores diversos.