COTIL no Prêmio PAEPE 2022

O Prêmio PAEPE é uma iniciativa que reconhece as ações de servidores que trazem contribuições efetivas para a melhoria dos trabalhos prestados pela Universidade. Neste ano, 236 projetos foram inscritos de diferentes áreas, como saúde, tecnologia da informação, carreira, revisão de processos, engenharia, comunicação, gestão, acessibilidade, ciência na infância e organização de eventos.

A entrega dos prêmios ocorreu nesta segunda-feira (12/12) e entre a premiação o COTIL recebeu o troféu pelo projeto “Sistema de Conectividade do Futuro: Rede GPON” desenvolvido pela equipe TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

O objetivo do projeto foi substituir a rede de dados do COTIL, bastante antiga e obsoleta, por uma solução moderna, de alta velocidade, fácil gerenciamento, escalável e com baixo custo de implantação e expansão. O desafio da equipe foi grande, visto que a tecnologia ainda era pouco difundida e com casos raros de demonstração, levando a buscar por detalhes de implementação. Ao final o projeto recebeu a certificação Furukawa com garantia estendida de 25 anos.

Após sua implantação, foi possível expandir os serviços digitais oferecidos pela própria universidade aos docentes e alunos, além de um aproveitamento maior dos recursos já existentes, com novas instalações de apoio e conexão em alta velocidade em todos os ambientes. A tecnologia GPON trouxe estabilidade e segurança às rotinas administrativas e acadêmicas e permitiu também a migração da telefonia para a tecnologia VOIP. Em geral, permitiu agilizar e aprimorar ainda mais os serviços oferecidos para o bom desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e demandas administrativas no Cotil.

Toda equipe agradece à Universidade e à direção do COTIL pelo reconhecimento do trabalho.

 

Processo Seletivo 2023