Inscrições: Oficina Literária e Oficina de Revisão para o ENEM

PROGRAMAÇÃO:

Dia 10 de outubro, das 9h às 11h.

Oficina Literária Virtual com a Professora Dra. Elena Brugion e espaço para um debate com os alunos, mediado pelos professores Rosmari Ribeiro, Flaviana Bonifácio e Edvaldo Rofatto.
Público Alvo: alunos das séries finais, do Ensino Médio (2º e 3º anos), períodos diurno e noturno.

Professora de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas e Docente no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Unicamp. É licenciada em Letras Modernas (2004) pela Universidade de Bologna e possui Doutorado em Literaturas Africanas (2009) pela Universidade do Minho. Entre 2010 e 2015 foi Pesquisadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho CEHUM e Bolsista de Pós-doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (Programa Operacional Potencial Humano e Fundo Social Europeu). Leciona e orienta projetos de pós-graduação na área de Literaturas Comparadas, Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais. É co-coordenadora o KALIBAN – Grupo de Pesquisa em Estudos Pós-coloniais e Literatura Mundial (CNPq). Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies), Teoria Pós-colonial e Literatura Comparada. Seus atuais interesses de pesquisa se debruçam sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspectiva pós-colonial comparada. (Fonte: Currículo Lattes).

 


Dia 17 de outubro
Oficina Virtual de Revisão para o ENEM – Ciências Humanas e Linguagens
Professores participantes: André Albino de Almeida, Sandro Dias, Camila Fraisoli, Carolina Messora Bagnolo e Heloisa HelenaWistuba Bisinella dos Santos

A oficina se voltará para alunos interessados em preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio e abordará, em sua primeira parte, os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Serão realizados e comentados alguns exercícios, bem como se falará também da maior ou menor frequência dos conteúdos ao longo das edições do Exame.