Confira o discurso do prof. José Roberto Ribeiro e vídeo com as obras de revitalização

Confira abaixo o discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL, e o vídeo com as obras de revitalização, melhorias e qualificação dos ambientes acadêmico e administrativo do COTIL, bem como de reconhecimento docente e discente do Colégio que, somadas às mudanças estruturais, administrativas e pedagógicas anteriormente entregues, ressignificam o COTIL. O vídeo foi exibido durante cerimônia virtual realizada no último dia 31 de março de 2022, com a presença do prof. dr. Antônio José de Almeida Meirelles, reitor da UNICAMP, e da profa. dra. Maria Luiza Moretti, vice-reitora e coordenadora geral da Universidade.

Foram entregues as obras de recuperação do conjunto de 5 salas utilizadas pela direção e congregação do Colégio; repintura e recuperação dos brises do prédio acadêmico; construção de área de convivência entre os prédios administrativo e acadêmico; substituição das redes de esgoto e de captação da água de chuva dos prédios administrativo e acadêmico; construção de uma sala de iniciação científica e monitoria; instalação de protetores de paredes em todas as salas de aula; instalação de rampas de acesso para cadeirantes nos prédios administrativo e acadêmico, resolvendo parcialmente a acessibilidade às instalações do Colégio; instalação de placas de identificação e de sinalização em todos os ambientes de trabalho e estudo do Colégio; e inauguração de um espaço de homenagem permanente de reconhecimento docente e discente do COTIL.

 


Discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL:

“Bom dia a todas e todos!

 Inicialmente cumprimento o Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, magnífico reitor; a Profa Dra. Maria Luiza Moretti, vice-reitora e coordenadora geral; o Prof. Augusto Cesar da Silveira, diretor da DEEPU, e na pessoa deles cumprimento os demais membros que compõem a mesa diretora desta cerimônia, as professoras, os professores, as funcionárias, os funcionários, as alunas e os alunos do COTIL e aqueles que nos acompanham no canal do COTIL no Youtube.

Hoje é um dia muito especial para o COTIL! Próximo de encerrar a nossa gestão (período 2018/2022), após quase 04 anos de muito trabalho e dedicação de toda comunidade escolar, foram desenvolvidas ações de diversas ordens, dentre elas: a elaboração do projeto político-pedagógico e a reorganização de todos os cursos técnicos oferecidos pelo Colégio, alinhando-os à nova BNCC e ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos; a adoção do programa de cotas étnico-raciais e sociais para ingresso no Colégio; o estabelecimento de convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, ampliando os campos para realização do estágio profissional dos nossos alunos e para desenvolvimento de projetos integradores por docentes e estudantes, concatenando a teoria com a prática; a reestruturação administrativa e organizacional; a modernização e automatização do sistema de gestão acadêmica; a aprovação junto à administração central da universidade da função de coordenação pedagógica para o Colégio; e a montagem de equipe multidisciplinar composta por pedagogas, psicólogos e assistente social, denominada “equipe sociopedagógica”, para apoiar o trabalho docente e o discente em suas aprendizagens e dificuldades.

Desde o início de nossa gestão, apoiamos e incentivamos os professores e funcionários a participarem de cursos e treinamento de qualificação e oferecemos, em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos – DGRH, e com a Escola de Educação Corporativa- Educorp- treinamentos, cursos, palestras e atividades de fortalecimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho e de aperfeiçoamento e atualização profissional. Destacamos o Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes”, que temos organizado e promovido, desde 2019, aos nossos professores, também aberto à participação dos funcionários, à comunidade, com o objetivo de debater o conhecimento e os conceitos da contemporaneidade sobre educação, tecnologia, pesquisa, extensão, inovação, diversidade, entre outros.

Além disso tudo, em 2018, demos início à parceria com o Instituto Confúcio para oferecer aos alunos do Colégio cursos de língua e cultura chinesa.

Em 2020, elaboramos, com a participação dos professores e funcionários, a proposta de revisão da certificação (estrutura organizacional) do Colégio, aprovada pelas instâncias superiores da universidade e aplicada no COTIL no início de 2021.

Em 2021, foi realizada uma ampla revisão do Regimento Escolar, com participação de toda comunidade, aprovada pela Congregação do Colégio e encaminhada à administração central para análise e deliberação.

Também em 2021, elaboramos o Planes – Planejamento Estratégico do COTIL para o período 2021-2025, com a participação de representantes de toda a comunidade escolar e de ex-alunos do Colégio, hoje profissionais renomados.

Ainda em 2021, implementamos a nova proposta pedagógica do COTIL, reorganizamos as turmas e integramos o horário escolar entre os componentes curriculares da formação técnica e profissional com os da BNCC, e iniciamos a organização das práticas de pesquisa científica e tecnológica de nível médio e técnico e de extensão do Colégio, com o objetivo de promover uma formação integral aos nossos estudantes e de alinhar nossas atividades com os 3 pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Para 2022, além dos 08 projetos de iniciação científica e dos projetos integradores como componente curricular em todos os cursos, em andamento, estamos organizando a 1ª edição da Fecitec – Feira de Ciência e Tecnologia do COTIL, um espaço para exposição de trabalhos que produzimos em termos de ciência, arte e tecnologia.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento instrumental, socioemocional e cognitivo dos estudantes, e contribuir para a permanência estudantil, para a integração entre os pares, com o espaço e com os procedimentos do Colégio, implementamos, neste ano, o projeto de Mentoria COTIL “Eu sou porque nós somos”.

Ao longo de nossa gestão, também instituímos o programa COTIL Solidário, que reúne um conjunto de ações com o propósito de aproximar o Colégio da comunidade local. Foram instituídas campanhas permanentes, como: Campanha do Agasalho, em parceria com o Fundo Social de Limeira; Campanha Lacre do Bem, para aquisição de cadeira de rodas para pessoas com deficiência; campanha de arrecadação de leite para instituições beneficentes de Limeira; campanha de arrecadação de notebooks e tablets destinados aos nossos alunos carentes durante o ensino remoto, em razão da pandemia pelo Covid-19; campanha de auxílio social, arrecadando cestas básicas, absorventes e outros produtos higiênicos, para nossos alunos em situação de vulnerabilidade social.

No campo ambiental, ampliamos as áreas de jardim, realizando o paisagismo; plantamos árvores atrás do prédio acadêmico do Colégio, que, após o crescimento, proporcionarão maior conforto térmico e acústico ao prédio; eliminamos o uso de copos descartáveis, adotando o uso de canecas; organizamos oficinas e atividades de conscientização da importância da conservação do meio ambiente.

No campo administrativo, foram realizadas a informatização dos processos de trabalho, a organização da gestão arquivística, a automatização da gestão acadêmica, entre outras ações que resultaram na melhoria dos serviços que prestamos à comunidade e à sociedade. Importante destacar que, desde o início, nossas ações à frente do Colégio foram e continuam sendo norteadas pelos 05 princípios constitucionais da administração pública: o da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, pelas normas da UNICAMP e pelas legislações regulamentadoras do ensino médio e técnico. Instituímos também reuniões regulares de trabalho e de confraternização com os funcionários, que resultaram na melhoria da visão sistêmica da equipe e no relacionamento interpessoal.

Nesses anos, também realizamos diversas obras, serviços e ações que resultaram em melhorias em nossa infraestrutura predial, mobiliária e de equipamentos, como por exemplo:

 

  • Retrofit elétrica do prédio acadêmico, com distribuição de circuitos, novos quadros elétricos, nova iluminação e infraestrutura para instalação de equipamentos de ar condicionado nas salas de aula do prédio, proporcionando aos usuários melhor iluminação e segurança nas instalações e aos equipamentos;
  • Construção de nova rede e telecomunicação, executada com tecnologia de fibra óptica, uma rede com grande potencial de expansão, com baixo custo e com taxas de transmissão em alta velocidade. Com esta implantação, todos os laboratórios de informática foram ligados com fibra, trazendo mais velocidade e estabilidade às conexões. Os pontos de rede em todas as salas de aula permitiram a instalação de computadores para uso do docente durante as aulas e permitem a instalação de câmaras de monitoramento, que, quando instaladas, proporcionarão maior segurança à comunidade. Além desses benefícios, com essa nova infraestrutura, teremos maior qualidade e estabilidade na administração do Colégio;
  • Recuperação das quadras de areia, ampliando os espaços para as aulas de educação física escolar e para o lazer de toda comunidade;
  • Conclusão e inauguração do laboratório de Automação e Controle para os cursos técnicos;
  • Construção dos laboratórios de Qualidade para o curso técnico em Qualidade e para o desenvolvimento de projetos acadêmicos; de Soldas e de Ensaios e Metalografia para o curso técnico em Mecânica;
  • Retificação de todos os tornos do laboratório de Oficina Mecânica,
  • Aquisição de novas máquinas e equipamentos para o laboratório de Oficina Mecânica;
  • Manutenção no reboco, repintura, substituição da rede elétrica, manutenção no mobiliário e nas cadeiras dos 16 laboratórios de ensino;
  • Aquisição de novas máquinas, equipamentos e materiais didáticos para os diversos laboratórios de ensino;
  • Substituição dos computadores do laboratório de AutoCad utilizado pelos cursos técnicos em Mecânica e Qualidade;
  • Reforma completa da sala de educação física, com repintura, substituição da rede elétrica e dos armários, construção de um mezanino e estantes para guarda de materiais esportivos, para as aulas e treinamentos desportivos;
  • Construção da sala de Iniciação Científica e Monitoria; da sala de Multimeios; da sala de Almoxarifado; e de guarda de bens patrimoniais;
  • Aquisição de contêiner para guarda de bens em processo de recolhimento;
  • Reforma e repintura das salas e corredores do prédio administrativo;
  • Substituição de todos os aparelhos de ar condicionado das salas administrativas e de alguns laboratórios de ensino;
  • Substituição das bancadas e da rede elétrica, repintura, instalação de cortinas, recuperação do assoalho, entre outros serviços de manutenção nos diversos laboratórios de ensino do COTIL;
  • Reforma completa do auditório, Sala Prof. Aloísio Ferreira de Camargo, com repintura, instalação de equipamento de som, de imagens, cortinas, novas poltronas, recuperação do mobiliário de madeira nobre da sala;
  • Substituição de cadeiras e de parte do mobiliário das salas administrativas.

E hoje, temos a honra de apresentar a toda comunidade universitária e à sociedade as novas mudanças que promovemos neste último ano, que somadas às mudanças anteriormente entregues, ressignificam o COTIL.

Daqui a pouco assistiremos ao vídeo da entrega das obras de revitalização, melhorias e qualificação dos ambientes acadêmico e administrativo do COTIL, bem como de reconhecimento docente e discente do colégio, executadas pelo COTIL/UNICAMP no ano de 2021. Foram obras de recuperação do conjunto de 5 salas utilizadas pela direção e congregação do Colégio, repintura e recuperação dos brises do prédio acadêmico, construção de área de convivência entre os prédios administrativo e acadêmico, substituição das redes de esgoto e de captação da água de chuva dos prédios administrativo e acadêmico, construção de uma sala de iniciação científica e monitoria, instalação de protetores de paredes em todas as salas de aula, instalação de rampas de acesso para cadeirantes nos prédios administrativo e acadêmico, resolvendo parcialmente a acessibilidade a nossas instalações, instalação de placas de identificação e de sinalização em todos os ambientes de trabalho e estudo do Colégio e inauguração de um espaço de homenagem permanente de reconhecimento docente e discente do COTIL.

Peço licença para fazer minhas as palavras da Profa Dra. Teresa Atvars, ex-vice-reitora e ex-coordenadora Geral da UNICAMP, que, em conversa recente, disse que hoje podemos dizer que o COTIL está com a cara da UNICAMP, da nossa UNICAMP!

Embora estejamos muito felizes pelo que já fizemos, há outros projetos em andamento e outros em elaboração, que gostaríamos de registrar nesta oportunidade. Destaco:

  • O projeto de cobertura das quadras poliesportiva e a construção de vestiários e banheiros para pessoas com deficiência e área coberta para ginástica na praça esportiva do Colégio, com recursos financeiros destinados ao Colégio por emenda parlamentar, pelo ex-aluno e deputado federal Kim Kataguiri;
  • Aquisição de mobiliário escolar, mesas e cadeiras para os alunos e professores; de armários para todos os laboratórios de ensino; banquetas para o laboratório de Física, Química e Microbiologia; e de novos computadores para o laboratório de Informática utilizado pelos cursos de Edificações e Geodésia e Cartografia, também com recursos financeiros destinados ao Colégio por emenda parlamentar, pelo ex-aluno e deputado federal Kim Kataguiri;
  • O projeto de iluminação por LED da nova área de convivência, com comandos independentes e com cores variadas, o que possibilitará, por exemplo, iluminarmos o espaço com cor temática: cor rosa para o “outubro rosa”, dentre outros eventos importantes.
  • A aquisição de aparelhos de ar condicionado para instalação em todas as salas de aula, laboratórios e departamentos localizados no prédio acadêmico, estes, com recursos destinados ao Colégio recentemente, pelos professores Antônio Meirelles e Maria Luiza, reitor e vice-reitora respectivamente.

Como se vê, esses quase quatro anos de gestão foram de muita dedicação, trabalho, comprometimento, realizações e planejamento para a sequência do trabalho. Mas se engana aquele que atribui esse resultado apenas aos atuais diretores. Toda essa transformação do nosso Colégio só foi possível com a mobilização e participação de todas e todos os nossos funcionários, ex-funcionários, professores, ex-professores, estudantes e ex-estudantes. É inegável que tivemos e temos o apoio do poder público e de empresas da cidade de Limeira, mas principalmente, tivemos apoio da reitoria, dos diversos órgãos da administração central e de outras unidades de ensino e pesquisa da UNICAMP.

Nosso trabalho começou em 2018, na gestão do prof. Marcelo Knobel e profa Teresa Atvars, reitor e vice-reitora – gestão 2017-2021, que nos apoiaram e apoiaram o Colégio em suas demandas. Por isso, registro, em nome de toda comunidade do COTIL nossos agradecimentos ao prof. Marcelo Knobel e à Profa Teresa Atvars e, em nome do Prof. Marcelo, à sua equipe de pró-reitores e da administração central.

Também cumprimento a Profa Ms. Teresa Celina, ex-Diretora da DEEPU – gestão 2017-2021, pelo trabalho, pela representação e pela uniformidade das ações em nome dos Colégios Técnicos da UNICAMP (COTIL e COTUCA) e do ensino médio e técnico.

Agradeço ao prof. dr. Cristiano Torezzan, ex-coordenador da Secretaria de Administração Regional – SAR; ao prof. dr. Francisco José Arnold, coordenador da SAR e toda equipe da Secretaria, em especial à equipe da diretoria de Infraestrutura, pelos projetos desenvolvidos, pelo suporte e pelos serviços de manutenção realizados no Colégio.

Cumprimento o prof. Augusto Cesar da Silveira, atual diretor da DEEPU, por esse início de trabalho à frente dos Colégios.

Ao prof. Antonio Meirelles e à profa. Maria Luiza, reitor e vice-reitora da UNICAMP, nosso reconhecimento pelo trabalho que vêm realizando, em especial na organização da retomada das atividades presenciais, após a pandemia pela Covid-19; pelo desenvolvimento e pela recuperação dos quadros docente e não docente e pelo apoio a nossa gestão e ao Colégio e, em nome do Prof. Antonio Meirelles, cumprimento e agradeço toda equipe de pró-reitores e da administração central da universidade.

Agradeço ao prof. Matioli, diretor associado do COTIL, pela dedicação, pelo trabalho realizado, pela sintonia e parceria à frente da gestão; às profas. Susy e Regiane, diretora de ensino e coordenadora pedagógica, respectivamente, pela gestão acadêmica e, em nome delas, a toda a equipe da área acadêmica; ao prof. Cesar Bazana, diretor administrativo, pela gestão administrativa e, em nome dele, a toda a equipe da área administrativa; à Lívia, coordenadora técnica, pela confiança em nosso programa de gestão, pela dedicação e pela coordenação técnica e, em nome dela, à assessoria, aos supervisores de seção e equipe, pelo empenho e trabalho realizado.

Por fim, agradeço a todas as professoras, aos professores, funcionárias, funcionários, alunas e alunos, pela confiança, dedicação e comprometimento com o Colégio. Sem dúvida, sem o trabalho e o apoio de vocês, não teríamos realizado tanto em tão pouco tempo.

A todos, meu muito obrigado e meu reconhecimento!”

Processo Seletivo