Objetivo

Formação de profissional capaz de contribuir no processo de desenvolvimento, implementação e gerenciamento da qualidade em empresas pertencentes aos mais diversos setores de indústrias e serviços, mediante a aplicação do seu potencial criativo, com senso ético, buscando inovações e compartilhando conhecimentos na implementação de programas de melhorias e de inovações.

 

Perfil do profissional

O Técnico em Qualidade utiliza ferramentas e métodos associados ao planejamento e controle da qualidade; elabora manuais, procedimentos, instruções, diagnósticos e relatórios relacionados à qualidade das empresas; efetua registros da qualidade, em formulários específicos e de acordo com normas e padrões pré-estabelecidos; divulga os documentos da qualidade e realiza treinamentos relacionados aos programas da qualidade das organizações; identifica não-conformidades reais e potenciais em produtos, processos, sistemas, suas possíveis causas e propõe ações corretivas, preventivas e de melhoria; realiza auditorias internas e externas, bem como planejamento e acompanhamento de auditorias de certificação de organismos nacionais e internacionais; utiliza técnicas e ferramentas analíticas e estatísticas, interpreta e organiza normas relacionadas à qualidade e ao produto.

 

Áreas de atuação

O profissional Técnico em Qualidade poderá trabalhar no setor da indústria ou serviço de empresas de qualquer porte — tanto em âmbito público quanto privado. É possível atuar como técnico, assessor, coordenador ou gerente de qualidade. Há oportunidades também como auditor (interno ou externo), técnico ou coordenador de controle estatístico de qualidade, bem como consultor de sistemas de gestão da qualidade.