COTIL é medalhista na OBFEP – Olímpiada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Visa-se, assim, com a OBFEP, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:

a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.

Quadro de medalhas referente a Olimpíada de 2019, divulgada em 2020

MATHEUS AUGUSTO SCHIMIDT NOLASCO
GUILHERME DE VITRO CHIACHIO
HENRIQUE ALVES DE FERNANDO LIMEIRA
LUIS AUGUSTO ARCHANGELO CORREA
LUAN SEGANTINI SILVESTRE

O Cotil participa desta Olimpíada desde a sua primeira edição, e parabeniza a todos os alunos premiados e a professora de física Gislaine Marcia Kairalla, por todo empenho e dedicação!