COTIL abre dia 5 as inscrições para Exame de Seleção

Prova terá novidades com menos questões e inclusão de redação.

O Colégio Técnico de Limeira (COTIL/Unicamp) realizará entre os dias 5 de setembro a 10 de novembro, as inscrições para o Exame de Seleção/2020. Os interessados devem acessar o site www.cotil.unicamp.br e, posteriormente, pagar a taxa de R$ 85,00.

A Diretora Acadêmica do COTIL, Susy Mary Bertagna Jacintho, alerta os candidatos sobre a importância de escolher não apenas o curso, mas verificar atentamente o período antes de preencher o formulário. “O mesmo curso tem números diferentes de identificação, dependendo do período escolhido”, explica.

O COTIL oferece seis cursos técnicos gratuitos concomitantes ao Ensino Médio: Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Informática, Mecânica e Qualidade. Os mesmos cursos também são oferecidos como Complementação Técnica, para quem já tem o Ensino Médio. O curso de Prótese Dentária, oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), é outra opção inserida no Exame de Seleção, mas as aulas são em Piracicaba.

Os candidatos também devem ter atenção na escolha dos locais de prova, que será aplicada em sete cidades: Limeira, Campinas, Americana, Cosmópolis, Araras, Piracicaba e Rio Claro

O exame será no dia 24 de novembro e neste ano terá novidades. O número de perguntas de múltipla escolha passará de 50 para 40. Haverá questões da área de Humanas, como História e Geografia. Outras mudanças são a inclusão da redação e o aumento do tempo de duração da prova, que será de três horas e trinta minutos. “É muito importante que os alunos estejam antenados com os temas da atualidade. Isso será exigido tanto nas perguntas quanto na redação”, orienta Susy.

José Roberto Ribeiro, Diretor Geral do COTIL, lembra que a oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, a estrutura física e acadêmica do colégio e o investimento na formação de seres humanos completos são grandes atrativos do COTIL para os futuros alunos. “Além da formação técnica, os estudantes são incentivados a ter conduta ética e senso crítico em suas vidas e áreas de atuação. Por isso, o exame de seleção do COTIL é tão importante e decisivo na vida deles”, afirma.

Ao todo, serão oferecidas 600 vagas entre todos os cursos.