Comunicado COC 06/2022 – Regras para o debate entre os candidatos a Diretor(a) Geral do COTIL

A COC – Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade para Escolha do(a) Diretor(a) Geral do COTIL, com o propósito de garantir que o processo eleitoral ocorra dentro dos princípios básicos da prática democrática, deliberou pelas seguintes normas para realização do debate entre os candidatos a Diretor(a) Geral do COTIL:

Início do debate: 18h do dia 20/06/2022, segunda-feira, na sala Prof. Aloísio Ferreira Vieira, com transmissão ao vivo pelo canal do COTIL no Youtube. Neste dia as aulas do período noturno estarão suspensas como acordado com a direção do COTIL.

Na mesa estarão apenas os candidatos a Diretor Geral do COTIL 2022-2026 e um representante da COC. Os trabalhos serão conduzidos por um mediador, Presidente da Comissão Organizadora da Consulta ou membro por ele designado, assessorado pelos demais membros e pela secretaria da COC.

Poderão assistir presencialmente ao debate os professores, servidores técnico-administrativos e alunos representantes de classe. O debate seguirá as normas de segurança sanitária estabelecidas pela universidade e vigentes na ocasião.

No início do debate haverá o sorteio de ordem de candidatos, que deverá ser alternada sucessivamente ao longo do debate.

Os candidatos deverão respeitar rigorosamente o tempo determinado para suas participações. Durante o debate não serão permitidos apartes.

Está disponível em:  https://forms.gle/iLABy8HdsU6sPrnc9 o formulário “urna” para que docentes, servidores técnico-administrativos e alunos encaminhem perguntas genéricas (passíveis de serem respondidas por todos os candidatos), com limite máximo de 300 caracteres. Limite máximo de 3 perguntas por tema e por membro do colégio eleitoral.

Regras para o Debate:

O debate será composto por 07 blocos, a saber:

Nos blocos 01 a 05 e no bloco 07 não haverá direito a réplica e tréplica. Caso ocorra manifestação em relação a algum outro candidato/chapa, a pedido do candidato citado, no final do debate, este terá o direito de resposta por 02 (dois) minutos, sem direito a réplica.

Os casos omissos serão resolvidos pelo mediador do debate, em conjunto com os membros da COC presentes.

Bloco 01: abertura do debate pela COC e apresentação dos candidatos a Diretor(a) Geral do COTIL;

Bloco 02: perguntas referentes ao tema Ensino, Pesquisa e Extensão;

Bloco 03: perguntas referentes ao tema Coordenação Pedagógica e Sociopedagógico;

Bloco 04: perguntas referentes ao tema Administração do COTIL;

Bloco 05: perguntas referentes ao tema Estudantes e COTIL;

Bloco 06: perguntas entre candidatos;

Bloco 07: considerações finais dos candidatos e encerramento do debate pela COC.

• Bloco 01: Abertura do debate e apresentação das candidaturas

A COC fará a abertura do debate.
Haverá sorteio da ordem da apresentação de cada candidato, que deverá ser alternada sucessivamente ao longo do debate.
Cada candidato disporá de 10 (dez) minutos para sua apresentação, sem direito a réplica.

• Bloco 02 a 05:

A COC sorteará 01 (uma) pergunta de cada segmento (docente, servidor e aluno), que serão respondidas pelos candidatos.
Cada candidato disporá de 03 (três) minutos para resposta, sem direito a réplica e tréplica.

Intervalo de 5 minutos

• Bloco 06: Perguntas entre candidatos:

Cada candidato poderá formular 03 (três) perguntas para o outro candidato.
Cada candidato disporá de 03 (três) minutos para responder à pergunta formulada.
Haverá 02 (dois) minutos para réplica e 02 (dois) minutos para tréplica.

• Bloco 07: Considerações finais e encerramento

Cada candidato disporá de 10 (dez) minutos para sua consideração final, sem direito a réplica e tréplica.
Caso ocorra manifestação em relação a algum outro candidato/chapa, a juízo do mediador, este terá o direito de resposta por 02 (dois) minutos, sem direito a réplica.
A COC fará o encerramento do debate.

Limeira, 14 de junho de 2022

Prof. Me. Eduardo Salmazo