Cotil recebe certificação para todo Sistema de Conectividade óptico com garantia estendida de 25 anos da FURUKAWA

Recentemente o COTIL concluiu a instalação de sua nova rede de dados, substituindo uma rede muito antiga, obsoleta, montada há mais de 20 anos, que havia sofrido danos em toda sua infraestrutura. A rede abrangia apenas a área administrativa, ficando toda área acadêmica desprovida deste recurso, inclusive os laboratórios de informática e de ensino que surgiram nas duas últimas décadas. Isso prejudicava o desenvolvimento das aulas e toda manutenção e gerenciamento dos equipamentos.

Nessa nova rede, utilizou-se a tecnologia GPON: uma Rede de Fibra Óptica Passiva, baseada em fibras monomodo, com capacidade de conexão em Gigabits. As principais vantagens dessa nova rede são a conexão em alta velocidade, a centralização do gerenciamento através de um concentrador, chamado OLT, a sua fácil expansão e o baixo custo para criação de novos pontos de rede. Por ser uma rede passiva, houve uma redução de custos com infraestrutura. O divisor responsável por redistribuir a conexão entre o concentrador de rede e o receptor do usuário não é energizado, dispensando outras salas técnicas intermediárias, com equipamentos como nobreak, ar-condicionado, racks e switch.

Toda instalação foi realizada com soluções Furukawa, considerado um dos maiores fabricantes mundiais de fibra óptica, que permitiu o COTIL pleitear uma certificação para todo sistema de conectividade. Os requisitos exigidos foram atendidos, conforme estabelecidos nas normas vigentes das normas ANSI/TIA – 568 e ISO 11.801, bem como às disposições do Regulamento do Programa de Garantia Estendida de 25 anos da Furukawa. Em 13 de setembro de 2021, a garantia foi concedida ao colégio, considerada de extrema importância no setor, o que garante que todo sistema atende um alto padrão de qualidade e respeita todas as normas atuais.

A nova rede abrange toda a área administrativa, também todas as salas de aula e os laboratórios de ensino. Isso nos permitiu agilizar e aprimorar ainda mais os serviços oferecidos, para o bom desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e demandas administrativas no Cotil.

 

Processo Seletivo