Campanha Unicamp Solidária é lançada em Limeira

Cotil, FT e FCA integram ação que arrecadará recursos para doação de cestas básicas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou hoje a Campanha Unicamp Solidária-Cestas Básicas em Limeira. A ação envolve o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), a Faculdade de Tecnologia (FT), a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e visa a arrecadação de recursos para a aquisição e distribuição de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade devido à pandemia da Covid-19.

A iniciativa tem parceria com o Fundo Social de Solidariedade e com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). Durante o lançamento, por vídeo conferência, o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) da Unicamp, disse que a proposta é fortalecer instituições que recebem e distribuem cestas, pois já possuem cadastro das famílias e desenvolveram logística para que as cestas cheguem ao seu destino.

O site da campanha foi desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e mostra em tempo real as entradas das doações, compras e entregas. Em Campinas, a experiência já contou com a participação de empresas que também estão dispostas a contribuir em Limeira. Uma delas, o Itaú Social, já destinou R$ 1,2 milhão para a campanha.

As doações podem ser feitas sem sair de casa e não há valor mínimo. Basta acessar o site www.funcamp.unicamp.br/portal/campanha e optar pelo depósito bancário, cartão de crédito ou boleto. Com os recursos arrecadados, as cestas básicas serão adquiridas pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp e entregues à Campanha Limeira Solidária realizada pelo Fundo Social. O prefeito Mario Botion destacou a importância dessa aproximação entre Limeira e a Unicamp, potencializando os resultados da campanha iniciada em março na cidade e que já alcançou 32 mil famílias.

José Roberto Ribeiro, diretor geral do Cotil, enfatizou que a solidariedade se tornou uma das principais armas de enfrentamento da pandemia e a possibilidade de engajar a comunidade da Unicamp nestas ações é motivo de orgulho. “A empatia nos move a agir em prol dos que mais precisam. Juntos somos mais fortes”, declarou.

De acordo com o reitor Marcelo Knobel, é uma satisfação para a Unicamp realizar mais uma parceria em Limeira e ajudar a população que mais precisa de ajuda neste momento. Também mencionou a importância da integração das unidades da universidade em Limeira – Cotil, FT e FCA, cada vez mais fortes, participativas e próximas da sociedade.

A cerimônia de lançamento contou ainda com a presença da primeira dama de Limeira, Roberta Botion, presidente do Fundo Social; Maria Aucélia Damaceno, presidente do Ceprosom; Renato Falcão Dantas, diretor da FT e diretor de relações institucionais da Funcamp; Álvaro de Oliveira Dantona, diretor da FCA; e Cristiano Torrezan, coordenador da Secretaria de Administração Regional.