Carta de agradecimento do prof. José Roberto Ribeiro

Carta de agradecimento do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL, de 03/08/2018 a 02/08/2022:

As histórias são feitas de início, meio e fim e, hoje, as vésperas do fim de um ciclo vitorioso do COTIL, temos muito que celebrar e agradecer. Mas antes disso, é preciso fazer um breve balanço sobre nossa gestão, iniciada em 2018, com propósito de garantir participação, transparência e compromisso com o ensino.

Muitos momentos ao longo dos 55 anos do COTIL exigiram esforços coletivos, e, em nossa gestão, não foi diferente. Um período marcado pela pandemia pelo coronavírus, tempos difíceis, desafiantes, às vezes plenos de incertezas, mas também de semeadura. Uma gestão marcada pelas mudanças na educação brasileira, pela transformação, pela ampliação do uso da tecnologia, pelas ações afirmativas, pelo conceito de escola do futuro, uma escola mais interativa, participativa, colaborativa, altamente tecnológica e muito influenciada por redes e mídias sociais, e pela necessidade de conectar alunos e professores, no protagonismo da aprendizagem.

Procuramos honrar a trajetória do COTIL, empenhando muito trabalho e dedicação a toda comunidade escolar. Logo no início, promovemos a reestruturação dos cursos oferecidos pelo COTIL com o objetivo de oferecermos um currículo moderno que atendesse às novas exigências da sociedade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do novo Ensino Médio e do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. E, a partir dessa reestruturação, desenvolvemos ações de diversas ordens estruturais, administrativas e pedagógicas, que ressignificaram o COTIL e que projetou positivamente o Colégio na Universidade, em Limeira e na região.

O modelo de gestão praticado foi contemporâneo, impessoal, institucional e colegiado, promovendo integração e interação de toda a equipe de trabalho. Favoreceu um ambiente saudável, de diálogo aberto e constante, e o estabelecimento de uma relação de confiança entre todos, para construção e manutenção de uma escola, de fato, transformadora.

Nossa gestão foi baseada nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Primamos pela conduta ética e transparente como, por exemplo, o restabelecimento do Conselho Interdepartamental e dos Conselhos Departamentais; a elaboração e divulgação de calendário de reuniões dos órgãos colegiados; a realização de reuniões com pauta e ata; a divulgação do endereço de e-mail institucional de todos os colaboradores no site institucional; a divulgação de todos os atos administrativos; a realização de consultas e eleições para escolha dos representantes de cada categoria para todos os órgãos colegiados, bem como para chefias de departamento, utilizando o sistema eletrônico de votação disponível para a Universidade, entre outras ações que corroboraram os valores públicos.

Toda essa transformação só foi possível com a mobilização e participação de todos os nossos funcionários, professores e estudantes. É inegável que tivemos o apoio do poder público e de empresas da cidade de Limeira, mas, principalmente, tivemos apoio da reitoria, tanto da gestão dos professores Marcelo Knobel e Teresa Atvars, como da atual gestão, dos professores Tom Zé e Maria Luiza, assim como tivemos apoio dos diversos órgãos da administração central e de outras unidades de ensino e pesquisa da Unicamp.

Pelo exposto, podemos, com orgulho, celebrar o sucesso da gestão “COTIL Para Todos” e desejar que o COTIL se mantenha vivo, ativo e forte!

Nesse momento, agradeço aos meus colegas de direção, os professores Matioli, diretor associado; Susy, diretora de ensino; Bazana, diretor administrativo; e Regiane, coordenadora pedagógica, meus parceiros desde a campanha vitoriosa na consulta à comunidade para a sucessão da direção do COTIL em 2018, com os quais tive o privilégio de trabalhar. Os resultados alcançados à frente de nosso Colégio não deixam dúvidas de nosso comprometimento! Formamos um bom time, hein?!

Um agradecimento especial a servidora Lívia, coordenadora técnica do COTIL, pela sua atuação incansável, dedicação, empenho, correção nas ações, zelo e organização dos assuntos de interesse de todo o Colégio.

Da mesma forma, sou grato aos supervisores de seção, à assessoria e aos chefes de departamento, que não se limitaram a desempenhar suas atribuições, contribuindo, e muito, para a gestão do Colégio.

Agradeço, principalmente, o esforço e a dedicação dos professores, funcionários e estudantes que acreditaram em nós e em nossas propostas, e que se empenharam conosco na transformação do nosso Colégio. Com seu trabalho cotidiano, são os principais responsáveis por termos um Colégio cada dia melhor.

Um especial agradecimento às professoras Rosmari e Flaviana e aos professores Dorival e Murilo, pelo companheirismo e pelo trabalho incondicional realizado em prol do Colégio e de nossos alunos, dedicando-se além de suas jornadas de trabalho docente, sem remuneração, na gestão da Associação de Pais e Mestres, no estabelecimento e na implementação do programa de cotas ético-raciais e sociais, no acolhimento aos estudantes, no Vestibulinho, no processo de matrícula dos alunos ingressantes, na elaboração do horário escolar, na organização e realização de projetos e eventos acadêmicos do COTIL, entre outros. Por tudo isso, eles merecem nosso reconhecimento.

Registro ainda, neste momento, meu reconhecimento e agradecimento ao Professor Jurandir Rampim, professor com mais tempo de COTIL em atividade, pelo exemplo, pela dedicação, pela prontidão, seriedade e profissionalismo.

Agradeço aos ex-alunos Leonardo Lavelli, Vinícius Guahy e Francisca Elisa Rosa, que, apesar de terem se formado há 7 anos, quando alunos, foram mais que estudantes, souberam se colocar como líderes estudantis, na interlocução com seus pares, professores, funcionários e diretores, na luta pelo protagonismo estudantil e na defesa de um Colégio democrático, inclusivo e formador de opiniões. Souberam unir os colegas em torno de um objetivo maior, souberam enfrentar as consequências e os rótulos advindos de um posicionamento firme na defesa de seus colegas e do nosso Colégio. Deixaram os exemplos, que ecoam até os dias de hoje e não abandonaram o COTIL. Hoje, formados e atuantes profissionalmente, acompanham nossas ações e contribuem com o Colégio. Como exemplo, cito a participação do Leonardo Lavelli, na qualidade de ex-aluno, na elaboração do Planejamento Estratégico do COTIL para o período 2021-2025.

Também não posso deixar de agradecer à minha família, pelo apoio e pela compreensão.

Agradeço à UNICAMP e as pessoas que fizeram e fazem parte da história da Universidade e do Colégio, que muito nos orgulha. Apesar da impossibilidade de relatar agora, ainda está vivo em minhas memórias o dia em que ingressei no COTIL, como patrulheiro (guardinha mirim), em 28 de abril de 1978. De servidor à diretor geral do COTIL, já se passaram quase 45 anos junto dessa Universidade fantástica. Aqui, fiz amigos que levarei para minha vida, aprendi a ser homem, cidadão; amadureci como profissional e vibrei pelas nossas conquistas.

Por fim, peço desculpas se em algum momento falhei, mas saibam que sempre foi com o objetivo de acertar e buscar dar o meu melhor por vocês, pelo COTIL e pela UNICAMP.

Com isso, encerro a gestão COTIL Para Todos e me afasto para usufruir de minhas merecidas férias e licenças-prêmio, com o sentimento de dever cumprido e com orgulho desta minha trajetória, mas, acima de tudo, grato por ter tido o privilégio de poder fazer parte da história desta família chamada COTIL!

Por tudo isso, um grande abraço a todas e todos e obrigado COTIL!

Zé Roberto

Processo Seletivo 2023