Alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas do COTIL têm artigo científico aprovado no VII Workshop de Computação Urbana.

Os acidentes de trânsito são uma das preocupações mais importantes do Brasil. Foi pensando na possibilidade de auxiliar motoristas a evitarem possíveis acidentes que os alunos Victor Hugo Betoni, Júlia Teles Cruz, Fernando Vasconcellos e Paulo Eduardo Crystal, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, desenvolveram, orientados pela profa. Tania Basso, uma aplicação chamada SafetyTracker. Ao utilizá-la, o usuário pode selecionar diferentes informações relacionadas à viagem que pretende realizar, como, por exemplo, as condições gerais do trajeto (horário, dia da semana e condições meteorológicas) e as rodovias que fazem parte da rota. Como resultado, a aplicação, que é baseada em aprendizado de máquina e usa a base de dados de acidentes de trânsito da Polícia Rodoviária Federal, fornece  informações estatísticas sobre as rodovias do trajeto do usuário, incluindo previsões sobre possíveis acidentes e possibilitando melhores tomadas de decisões em relação à viagem, podendo torná-la mais segura.

A SafetyTracker é resultado da participação dos alunos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Os alunos escreveram um artigo científico intitulado “SafetyTracker – uma aplicação web para análise da periculosidade de rodovias do Brasil”. O artigo passou pela revisão da comissão técnica do VII Workshop de Computação Urbana e foi aprovado para ser apresentado no evento, que ocorre juntamente com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), considerado um dos mais relevantes do país na área de computação. O evento será em Brasília, de 22 a 26 de maio, e um dos alunos deve apresentar o trabalho, representando o Colégio.