Agrimensura / Geodésia e Cartografia

Categories:

Objetivo

Formação de profissional com competências no setor de agrimensura e cartografia para atuar em atividades voltadas a medições e representações. Por meio das geotecnologias, possibilitar a aquisição, o tratamento e a análise de dados espaciais, a fim de produzir mapas, cartas ou plantas que vão auxiliar em diversas áreas, como construção civil, planejamento urbano, gestão ambiental, agricultura, entre outras.

 

Perfil do profissional

O Técnico em Agrimensura / Geodésia e Cartografia realiza atividades destinadas ao conhecimento e à demarcação de limites e é capaz de gerar e fornecer informações necessárias para o conhecimento técnico, material e cultural de um determinado espaço. Identifica as superfícies e os sistemas de referência, as projeções cartográficas e os sistemas de coordenadas. Planeja serviços de aquisição, tratamento, análise e conversão de dados georreferenciados, selecionando técnicas e ferramentas adequadas e utilizando softwares específicos. Organiza e supervisiona equipes de trabalho para levantamento e mapeamento topográficos. Executa levantamentos utilizando sistemas de
posicionamento por satélites. Executa pesquisas topográficas. Identifica os diferentes sistemas de sensores remotos, seus produtos, suas técnicas de tratamento e de análise de dados. Executa cadastro técnico multifinalitário. Identifica tipos, propriedades e funções de mapas. Elabora mapas a partir de dados georreferenciados, identifica os tipos, a estrutura de dados e as aplicações de um sistema de informações geográficas.

 

Áreas de atuação

O profissional da área de Agrimensura /  Geodésia e Cartografia atua em instituições públicas e privadas: empresas de mapeamento e levantamento topográfico, empresas de comercialização de equipamentos e instrumentos específicos da função, atividades de aerolevantamentos, cartografia e geodésia, empresas de construção civil e consultoria ambiental.

Processo Seletivo 2024