Assista ao vídeo de comemoração dos 55 anos de atividades do COTIL e o discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL

Confira abaixo o discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL e o vídeo da comemoração dos 55 anos de atividades do COTIL.

 


Discurso do prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do COTIL:

Bom dia a todos!

Inicialmente cumprimento o Prof. Dr. Fernando Coelho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, que nesta oportunidade também representa o Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, magnífico reitor da Unicamp; a Profa Dra. Teresa Atvars, vice-reitora e coordenadora geral da universidade, gestão 2017-2021; o Excelentíssimo Sr. Mario Botion, prefeito de Limeira; o Excelentíssimo Sr. Sidney Pascoto – Presidente da Câmara Municipal de Limeira e na pessoa deles cumprimento as demais autoridades que participam desta cerimônia, as professoras, as ex-professoras, os professores, os ex-professores, as funcionárias, as ex-funcionárias, os funcionários, os ex-funcionários, as alunas, as ex-alunas, os alunos, os ex-alunos, a imprensa e os amigos do COTIL.

Hoje é um dia duplamente especial para todos nós porque comemoramos 55 anos do COTIL, criado em 24 de abril de 1967, sendo iniciadas as suas aulas justamente no dia 26 de abril, dois dias após sua criação. Não quero aqui me restringir a um histórico de datas, fatos e registros do COTIL, mas quero dizer de minha satisfação em poder compartilhar com todos e todas aqui presentes a alegria por fazermos parte dessa linda trajetória de nosso Colégio, que tanto nos orgulha. Orgulha o aluno, o funcionário, o docente, o diretor. Orgulha o cidadão limeirense que sabe da importância da educação para o sucesso de uma sociedade.

Para mim, pessoalmente, é uma honra estar à frente de uma escola reconhecida nesses 55 anos por sua excelência na formação acadêmica, profissional e cidadã de nossos alunos e alunas. O interesse em ser estudante do COTIL, certamente, se dá pela confiança em nossa instituição, pela excelência de nosso ensino, pela formação profissional técnica e integrada que promovemos, pela formação de cidadãos éticos e conscientes de seu papel no mundo do trabalho e na sociedade em que vivem; pelo engajamento com as questões do seu tempo e pela responsabilidade com as pessoas que temos!

Aqui os estudantes têm a oportunidade de estudar em uma escola pública que se destaca também por ser a primeira no Enem entre as escolas públicas de Limeira desde 2005, pelas atividades artísticas, culturais, esportivas, pela oportunidade de participar de projeto de iniciação cientifica de nível técnico e médio, pela experiência de estudar em um campus universitário e de desfrutar das oportunidades que a UNICAMP oferece à sua comunidade, entre outras.

Ao longo desses 55 anos, muitas histórias, amizades, dificuldades, conquistas se deram neste espaço. Apesar da impossibilidade de relatá-las agora, trazemos vivas na nossa memória, inclusive na minha, porque, além de estar como diretor, sou professor, fui funcionário e aluno aqui, tendo iniciado minha trajetória no COTIL/UNICAMP em 28 de abril de 1978, dois dias após o Colégio completar 11 anos de atividades. Isso, se não levar em conta que frequentei o COTIL desde sua criação, uma vez que, em diversas oportunidades, acompanhei o meu pai ao trabalho, o senhor Antonio Jeronymo Ribeiro, um dos funcionários que fizeram parte da criação do Colégio. A ele, e em nome dele, agradecemos e parabenizamos todos os funcionários e todas as funcionárias que fizeram e fazem parte da história dos 55 anos do COTIL.

Muitos foram os momentos que exigiriam trabalho coletivo, momentos dos quais participei, e de que fui e sou testemunha dos esforços empenhados por todos os professores, funcionários e estudantes que por aqui passaram e também dos que aqui estão. Alguns já não se encontram entre nós; muitos não puderam estar aqui hoje, outros me enchem de alegria de poder vê-los hoje. Alguns inclusive foram meus professores, colegas de trabalho, amigos que a vida me deu. Faço menção ao saudoso Prof. Alvarez Gracioli, que já não está entre nós, e em memória dele cumprimento todos os professores que ao COTIL se dedicaram e se dedicam.

O conceito de estudante diz respeito aos indivíduos que aprendem com outras pessoas, mas, se por um lado os nossos alunos aprenderam e aprendem conosco, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que por outro eles muito nos ensinam. O Colégio sem alunos nada mais é do que uma estrutura física sem vida. Sem eles não teríamos sentido de existir. O Colégio em movimento é vida, reúne dentro de si a construção de um futuro, de uma sociedade. O COTIL é dos nossos alunos e precisa deles. Ao aluno da primeira turma do curso técnico em Máquinas e Motores do COTIL, o também Prof. Antônio Vanderlei de Quintal, nosso muito obrigado por ter escolhido o COTIL para se formar e, depois, para ser um de nossos professores e, em nome dele, nossos cumprimentos e nosso muito obrigado a todos aqueles que escolheram o COTIL para estudar.

Como eu disse, diversos momentos exigiram esforços coletivos nesses 55 anos e, em minha gestão, não foi diferente. Uma gestão marcada pela pandemia pelo coronavírus, tempos difíceis, desafiantes, às vezes plenos de incertezas, mas também de semeadura. Uma gestão marcada pelas mudanças na educação brasileira, pela transformação, pela ampliação do uso da tecnologia, pelas ações afirmativas, pelo conceito de escola do futuro, uma escola mais interativa, participativa, colaborativa, altamente tecnológica e muito influenciada por redes e mídias sociais, e pela necessidade de conectar alunos e professores, no protagonismo da aprendizagem.

Nesses últimos quase 4 anos, procuramos honrar a trajetória do COTIL, empenhando muito trabalho e dedicação a toda comunidade escolar. Para isso, desenvolvemos ações de diversas ordens estruturais, administrativas e pedagógicas que ressignificaram o COTIL. Além da recuperação da estrutura e da estética das instalações prediais do Colégio, elaboramos o projeto político-pedagógico e reorganizamos todos os cursos técnicos oferecidos pelo Colégio, alinhando-os à nova BNCC e ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos; adotamos o programa de cotas étnico-raciais e sociais para ingresso no Colégio; estabelecemos convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, ampliando os campos para realização do estágio profissional dos nossos alunos e para desenvolvimento de projetos integradores por docentes e estudantes, concatenando a teoria com a prática; realizamos a reestruturação administrativa e organizacional do Colégio; a informatização dos processos de trabalho, a modernização e automatização do sistema de gestão acadêmica, a organização da gestão arquivística, aprovamos junto à administração central da universidade a função de coordenação pedagógica para o Colégio; e a montagem, em andamento, de equipe multidisciplinar composta por pedagogas, psicólogos e assistente social, denominada “equipe sociopedagógica”, para apoiar o trabalho docente e o discente em suas aprendizagens e dificuldades.Também elaboramos o Planes – Planejamento Estratégico do COTIL para o período 2021-2025, com a participação de representantes de toda a comunidade escolar e de ex-alunos do Colégio, hoje profissionais renomados.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento instrumental, socioemocional e cognitivo dos estudantes, e contribuir para a permanência estudantil, para a integração entre os pares, com o espaço e com os procedimentos do Colégio, implementamos, neste ano, o projeto de Mentoria COTIL “Eu sou porque nós somos”.

Também instituímos o programa COTIL Solidário, que reúne um conjunto de ações com o propósito de aproximar o Colégio da comunidade local. Foram instituídas campanhas do Agasalho, Campanha Lacre do Bem, para aquisição de cadeira de rodas para pessoas com deficiência; arrecadação de leite para instituições beneficentes de Limeira; arrecadação de notebooks e tablets destinados aos nossos alunos carentes durante o ensino remoto, arrecadação de cestas básicas, absorventes e outros produtos higiênicos, para nossos alunos em situação de vulnerabilidade social.

No campo ambiental, ampliamos as áreas de jardim, realizando o paisagismo; em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, plantamos árvores atrás do prédio acadêmico, que no futuro proporcionarão maior conforto térmico e acústico; eliminamos o uso de copos descartáveis, adotando o uso de canecas; organizamos oficinas e atividades de conscientização da importância da conservação do meio ambiente.

Ainda em 2021, iniciamos a organização das práticas de pesquisa científica e tecnológica de nível médio e técnico e de extensão do Colégio, com o objetivo de promover uma formação integral aos nossos estudantes e de alinhar nossas atividades com os 3 pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Para 2022, além dos 08 projetos de iniciação científica e dos projetos integradores como componente curricular em todos os cursos, em andamento, estamos organizando a 1ª edição da Fecitec – Feira de Ciência e Tecnologia do COTIL, um espaço para exposição de trabalhos que produzimos em termos de ciência, arte e tecnologia.

Embora não nos faltem motivos para comemorarmos os 55 anos do COTIL, celebramos também o fato de o COTIL estar sempre em sintonia com o momento, em constante transformação e modernização. Por isso, outros projetos ainda se fazem necessários, dentre os quais destaco:

– Cobertura das quadras poliesportiva e a construção de vestiários e banheiros para pessoas com deficiência e área coberta para ginástica na praça esportiva do Colégio;

– Aquisição de mobiliário escolar e de novos computadores para os laboratórios de Informática;

-Instalação de câmeras de vigilância e segurança em nossos ambientes de estudo e trabalho;

-Iluminação por LED da nova área de convivência, com comandos independentes e com cores variadas, o que possibilitará iluminarmos o espaço com cor temática, por exemplo: cor rosa para o “outubro rosa”, dentre outros eventos importantes.

-Instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula, laboratórios e departamentos localizados no prédio acadêmico.

Por tudo isso, podemos, com orgulho, celebrar essa data, homenagear aqueles que fizeram o sucesso do COTIL até o dia de hoje e desejar que ele se mantenha vivo, ativo e forte por muitos e muitos anos!

Espero que todos apreciem nossa programação e levem a data de hoje em suas lembranças!

Muito obrigado a todos!

 

Processo Seletivo 2024