CUCo – Competição USP de Conhecimentos – 6ª Edição

Confira abaixo um resumo das informações da 6ª Edição da CUCo, a Competição USP de Conhecimentos. O conteúdo detalhado você encontra no regulamento, disponível neste link: https://www.fuvest.br/cuco-competicao-usp-de-conhecimentos/.

Datas
Inscrição: 22 de março (8h) a 13 de maio (22h)
Primeira fase (on-line): 23 de maio (8h) a 27 de maio (22h)
Resultado 1ª fase: 9 de junho
Segunda fase (presencial): 10 de agosto
Resultado final: 19 de agosto

O que é?
A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio aos estudantes de ensino médio das escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo, que busca formá-los e incentivá-los a ingressar em instituições de ensino superior públicas.

Objetivo do desafio
Incentivar que esse aluno ingresse em uma universidade pública.

Quem pode participar?
Todos os estudantes das 1ª, 2ª, 3ª séries do ensino médio (EM) regular, EJA e CEEJA, regularmente matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo, podem participar da CUCo de forma voluntária e gratuita.

Como participar?
Para se inscrever, o estudante deve acessar este formulário de inscrição, informar o número do CPF, preencher e responder ao questionário. A inscrição é aceita somente após ter fornecido e respondido a todas as solicitações corretamente. No formulário de inscrição haverá ainda o campo “Professor Incentivador”, no qual o estudante poderá apontar o nome do professor que o incentivou a participar da CUCo.

Prova
A sexta edição da CUCo será realizada em duas fases:
a) Primeira fase: on-line, composta por uma prova com 18 questões de múltipla escolha, de caráter
eliminatório e classificatório;
b) Segunda fase: presencial, a ser realizada na escola onde o estudante está matriculado, composta por
uma prova impressa com 45 questões de múltipla escolha, de caráter classificatório.

Premiação
Serão cinco as categorias a serem contempladas com prêmios na CUCo 2022: as Escolas; os Estudantes; os Professores Incentivadores; os Professores Facilitadores e os Dirigentes de Ensino.

● Categoria Estudantes: alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio
✓ Certificado especial emitido pela USP e FUVEST
✓ Visita monitorada em uma das Unidades de Ensino da USP1
✓ Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva
✓ Possibilidade de participar do Programa “Cientistas do Amanhã”, por meio da realização de pesquisa na USP
na categoria de Pré- Iniciação Científica.

● Categoria Estudantes: alunos das 3ª ou 4ª séries do ensino médio
✓ Isenção da taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2023
✓ Certificado especial emitido pela USP e FUVEST
✓ Visita monitorada a uma das Unidades de Ensino da USP*
✓ Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva
* O transporte até a Unidade da visita será de responsabilidade do estudante.

● Categoria Escolas: Prêmio Destaque
✓ Para as escolas da rede estadual: Serão concedidos 10 (dez) prêmios em dinheiro, sendo 5 (cinco) para escolas da Grande São Paulo (Capital e Região Metropolitana) e 5 (cinco) para escolas do Interior, em função do maior valor do indicador IC-DE e dos maiores valores do indicador IC-E.