II Ciclo de Palestras “Ensino Remoto na Pandemia: Processo e Dinâmica” com o Prof. Dr. Caio Adorno Vassão

O COTIL promoveu na última segunda-feira, 26 de abril, a quinta palestra do II Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes” do COTIL – 2021, uma importante ação estratégica para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo Colégio.

Nesse encontro, o tema debatido foi “Ensino Remoto na Pandemia: Processo e Dinâmica”, com o Prof. Dr. Caio Adorno Vassão.

A palestra foi restrita a comunidade do Colégio, no entanto, os(as) interessados(as) poderão assistir a gravação da palestra, disponibilizada no Canal do COTIL no Youtube.

Oficina Virtual de Cultura e Literatura Indígenas

No último sábado, dia 17/4/21, das 9h às 12h, aconteceu a I Oficina Virtual de Cultura e Literatura Indígenas, promovida pelo Departamento de Ciências Humanas e Linguagens do COTIL, oferecida aos alunos do 1º. ao 3º.ano (diurno e noturno), em atenção à lei federal 11645/2008.

O evento contou com a palestra do escritor Daniel Munduruku, que, num bate-papo muito descontraído, trouxe suas experiências pessoais, por meio das quais levou os participantes a fazerem profundas reflexões sobre conceitos concebidos pelas narrativas eurocentristas da história do Brasil e o papel dos negros e indígenas na constituição do povo brasileiro.

Se você ficou interessado nas histórias contadas por ele e por muitas outras questões levantadas pelos professores e alunos que participaram do evento, assista à gravação do encontro no canal do Youtube Cotil Unicamp

 

II COTIL CULTURAL – Mostra on-line de trabalhos artísticos do COTIL | Participem!!

A Comissão Organizadora do II COTIL CULTURAL, mostra on-line de trabalhos artísticos do COTIL, vem convidá-los para se inscreverem e participarem do evento.

 

O evento possui 3 modalidades:

1) Audiovisual, para apresentações de vídeos previamente enviados,

2) Texto, para exibição de criações literárias,

3) Artes Plásticas, para a exibição de trabalhos de artes plásticas.

Como no ano passado, o evento será transmitido pelo Youtube, com os trabalhos dos participantes organizados em blocos a serem exibidos ao público.

Este ano o tema será “UBUNTU: eu sou, porque nós somos”. Aos que não estão habituados ao conceito, apenas explicamos que se trata de um termo que vem da cultura dos povos Banto e que, apesar de não permitir uma tradução exata, relaciona-se à ideia de que não se pode ser ou alcançar algo de maneira solitária. As ações humanas, sendo elas todas interdependentes, só podem ser bem-sucedidas se estiverem em harmonia, numa prática em conjunto. Isso vale não apenas para as ações, mas também para a nossa subjetividade, pelo que se costuma transcrever o conceito de UBUNTU pelas expressões “eu sou, porque tu és” ou “eu sou, porque nós somos”.

As inscrições vão até dia 23/04. E o evento ocorrerá no dia 15 de maio, às 14h00!

Aos que tiverem interesse, segue abaixo os links para o regulamento, inscrições e do canal do evento no Youtube, assim como, para a ativação do lembrete do evento.

Para mais informações, envie e-mail para: cotilcultural2020@gmail.com

Desejamos encontrá-los no evento.

Um abraço a todos!

 

LINKS do EVENTO:

Consulte o Regulamento

 

 

INSCRIÇÃO:
https://forms.gle/DGdoy25uPWmNg8FZ9

 

 

Canal do COTIL Cultural:
https://www.youtube.com/channel/UCDqK_WxBAfgJEnFn1fubNlw

 

 

 

 

Link do Evento: https://youtu.be/jciKTWsZnq8

 

 

 

II Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes do COTIL” com o tema “Reflexão Teórico Metodológica e os Métodos de Avaliação”

O COTIL promoveu a quarta palestra do II Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes” do COTIL – 2021, uma importante ação estratégica para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo Colégio.

Nesse encontro, o tema debatido foi “Reflexão Teórico Metodológica e os Métodos de Avaliação” com o Prof. Dr. Cipriano Carlos Luckesi.

A palestra foi restrita a comunidade do Colégio, no entanto, os(as) interessados(as) poderão assistir a gravação da palestra, disponibilizada no Canal do COTIL no Youtube.

I Oficina Virtual de Cultura e Literatura Indígenas: “Crônicas indígenas para rir e refletir na escola e na vida”

O palestrante convidado, Prof. Dr. Daniel Munduruku, fará uma exposição aos alunos do Colégio sobre aspectos vivenciados em sua trajetória pessoal e cultural como indígena e sua formação acadêmica. O encontro se estruturará de uma primeira parte de relatos pessoais de experiências cotidianas, muitas vezes engraçadas, devido a diferenças culturais e ignorância sobre a cultura indígena.

A oficina tem por objetivo oferecer reflexões sobre aspectos culturais dos povos indígenas brasileiros. Ressignificação sobre a história contada nos livros didáticos e nas escolas. Relatos de experiências cômicas vivenciadas pelo autor. Reflexões acerca da ignorância do povo brasileiro quanto às culturas indígenas.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Munduruku
Originário do Povo Munduruku/PA. Graduado em Filosofia, licenciado em História e Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela USP e Pós-doutor em Linguística e Literatura pela UFSCar.
Autor de vasta e premiada obra para crianças, jovens e formação de professores. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.

Dia 17 de abril de 2021, das 9h às 11h00.

Atenção Alunos dos 1º anos! 

II Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes do COTIL” com o tema “Metodologias Ativas”

Na noite de hoje, 30/03, o COTIL promoveu a terceira palestra do II Ciclo de Palestras “Formação Continuada dos Docentes” do COTIL – 2021, uma importante ação estratégica para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo Colégio.
Nesse encontro, o tema debatido foi “Metodologias Ativas: Conceitos e Vantagens Para a Aprendizagem” com o Prof. Dr. Matheus Souza – Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da FEEC/UNICAMP.
A palestra foi restrita a comunidade do Colégio, no entanto, os(as) interessados(as) poderão assistir a gravação da palestra, disponibilizada no Canal do COTIL no Youtube.

 

Palestrante: Prof. Dr. Matheus Souza 

Possui graduação em Engenharia de Computação (habilitação em Sistemas e Processos Industriais) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica (área de Automação) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como pesquisador visitante (PhD Visiting Researcher) na Maynooth University e como pesquisador (Post Doctoral Research Fellow) na University College Dublin. Atualmente integra o quadro de docentes como Professor Doutor I do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da FEEC/UNICAMP. Atua principalmente na área de Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos e Otimização.

I Ciclo de Encontros Virtuais de Literaturas Africanas

Atenção Todos os Alunos, períodos diurno e noturno!

I Ciclo de Encontros Virtuais de Literaturas Africanas.

1º Encontro Virtual : Wole Soyinka e a presença da literatura Iorubá no Brasil

Inscrições até 24/03

Data do Encontro: 27 de março de 2021, das 9h às 11h30, virtualmente (você receberá maiores informações sobre o acesso ao Encontro Virtual, no dia e horário marcados, após a sua inscrição).

Oficina literária virtual com a Professora Doutoranda Karen de Andrade.


 

A professora Karen fará uma exposição sobre a literatura oral de origem Iorubá, a qual é bastante extensa e abrange diferentes gêneros de textos. A abordagem contemplará desde poesia e histórias orais contadas pelos griôs, teatro, até as narrativas ligadas aos cultos ancestrais e ritos religiosos.

O Iorubá é uma língua da África Ocidental com mais de 25 milhões de falantes, presente não apenas na Nigéria, mas também no Brasil, em Cuba, Benin, Togo, Serra Leoa e Porto Rico, que são considerados territórios dispersos da comunidade Iorubá.

Após a apresentação, haverá espaço para um debate com os alunos, mediado pelas professoras Rosmari Ribeiro e Flaviana Bonifácio e pelo professor. Edvaldo Rofatto.

Alunas do COTIL são premiadas no Prêmio Asimov-Brasil

O Prêmio Asimov-Brasil foi concebido para homenagear autores de livros de divulgação científica e cultural que se destaquem entre aqueles com obras editadas no Brasil. Ele premia anualmente escritores, bem como estudantes brasileiros do ensino médio que se inscrevem no evento. A seleção da obra vencedora é realizada pelos votos dos alunos previamente inscritos, que tem a tarefa de ler os livros finalistas selecionados pela Comissão Científica. Para participar, os estudantes devem ler ao menos um dos livros finalistas, escrever uma resenha e submetê-la. A Comissão Científica escolhe as resenhas que serão premiadas.

O escritor Isaac Asimov, homenageado pela premiação, é autor de centenas de obras de divulgação científica e de ficção científica, bem como vários romances e contos.

O prêmio visa aproximar as gerações mais jovens da cultura científica, por meio da leitura e da avaliação crítica das obras em competição. A proposta de realização do Prêmio Asimov-Brasil nasceu no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em setembro de 2019, durante a participação do físico Francesco Vissani como cientista residente. Iniciado pelo professor Vissani na Itália, em 2016, na cidade de Áquila, o Prêmio Asimov italiano (https://www.premio-asimov.it/) atualmente abrange quase toda a nação italiana e tem a participação de milhares de estudantes.

“A frase mais empolgante de ouvir em ciência, a que prenuncia novas descobertas, não é ‘Eureka!’, mas sim ‘Isto é estranho…’ (Isaac Asimov).”

Nesta primeira edição do Prêmio Asimov-Brasil, puderam participar escolas e estudantes do Estado de São Paulo.

A cerimônia de premiação do livro e das melhores resenhas ocorreu na Unicamp no dia 16 de Dezembro, de forma virtual.

Alunas premiadas do Cotil:

Rafaella Adorno Bastos Ferraz
Série: 1º ano
Curso: Geodésia e Cartografia
Idade: 15 anos
Livro escolhido: 1499: O Brasil antes de Cabral
Autor: Reinaldo José Lopes
Título da resenha: Uma Viagem pelas Raízes do Brasil

Leia a resenha

 

 

Rita Aparecida Valentim
Série: 1º ano
Curso: Enfermagem
Idade: 15 anos
Livro Escolhido: 1499: O Brasil antes de Cabral
Autor: Reinaldo José Lopes
Título da resenha: O passado não é mais como antigamente, mas convém não esquecê-lo.

Leia a resenha

Oficina de Artes

Dia dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais para os alunos do Cotil. O evento ocorre uma vez ao ano e é organizado pelo Departamento de Humanas, sob a responsabilidade do professor de Artes.

Cotil Musical

O evento valoriza a diversidade musical e destaca a habilidade dos alunos na produção musical, individual e em grupos/ bandas. Os alunos interessados enviam suas composições, nas modalidades Interpretação solo | Instrumental | Bandas, em português ou em outro idioma para uma pré-seletiva. A comissão avalia e há uma premiação por modalidade.

Cotil Literário

Concurso envolvendo tema e subtemas nas modalidades prosa e verso, com a participação de alunos e professores do Cotil. São expostos os melhores trabalhos de cada modalidade.

Cotil Arte

É um evento artístico-cultural coordenado pelo Departamento de Humanas do Colégio Técnico de Limeira – COTIL - UNICAMP, desde 1996. Atualmente, o evento envolve cerca de 1.500 alunos, em diversas modalidades, com exposição de trabalhos no campus I de Limeira e apresentação dos finalistas de composição musical, esquete e performance músico-corporal no Teatro Municipal de Limeira, oportunidade em que acontece a premiação dos melhores trabalhos.

Conheça um pouco mais do Histórico do Cotil Arte

Devido à sua importância, foi incluído no calendário cultural oficial de Limeira, por lei aprovada pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Prof. Farid Zaine.

Desde a primeira edição, o COTIL ARTE tem se notabilizado pelo envolvimento com a comunidade interna e externa, constituindo-se num evento de repercussão em nossa cidade, na Unicamp e também na região. Sua realização extrapola a mera apresentação do evento em si, tendo um caráter pedagógico, seja no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades artísticas, seja no fomento à pesquisa de temas complementares à formação técnico-acadêmica de nossos alunos, para a consolidação dos valores defendidos por esta instituição de ensino.

Assista uma reportagem que expõe os objetivo do Cotil Arte.