A CIPA teve sua fundação na Unicamp em agosto de 1984 em todos os seus Campi (Campinas, Limeira e Piracicaba), sendo registrada no DRT – Delegacia Regional do Trabalho de Limeira sob o número 095/84 em 29 de outubro do mesmo ano.

Desde sua fundação, a CIPA deste campus tem cumprido sua missão de forma magnífica, sendo a única da Unicamp a desempenhar suas obrigações na íntegra, realizando todas as SIPAT´s (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), com índices de frequência jamais esperados e alcançados por outras Unidades.A CIPA foi uma conquista, mas também uma responsabilidade e direito de cada cipeiro. Exercer as funções de cipeiro estimula e aperfeiçoa a qualidade do trabalho, evita o retrocesso e a acomodação e mantém presente o espírito de prevenção de acidentes.

A prevenção de acidentes visa, em última análise, a preservação da vida humana. Cabe ao cipeiro esta função de investigar os riscos, causas de acidentes e analisar esquemas de prevenção para garantir a integridade do pessoal e dos bens da empresa. Há um refrão popular que diz : ” A união faz a força. “Esta idéia é equivalente ao que comumente se conhece como trabalho em equipe. Trabalhar em equipe significa trabalhar juntos, pensando no bem-estar de todos, por uma qualidade ótima de trabalho e por uma prevenção de acidentes. Vários olhos vêem melhor que dois, várias mãos fazem mais do que duas e várias cabeças pensam melhor que uma. Pode-se dizer, sem dúvida alguma, que a chave do êxito da maioria das tarefas que se empreendem diariamente depende muito do trabalho em equipe : o trabalho sai melhor e mais rápido.

E-mail para contato: cipa@cotil.unicamp.br