Natália Kneipp Ribeiro

Natália Kneipp Ribeiro

Graduada em Pedagogia e Letras, Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão/Planejamento Escolar, Mestre em Alfabetização: Linguagens e Formação de Professores e Doutora em Educação Escolar.

É doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2016), cursou o Mestrado em Educação, Alfabetização: Linguagens e Formação de Professores pela UNESP/Rio Claro (2005), fez Graduação plena em Pedagogia pela UNESP/Rio Claro (1999) e Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Paulista (2014), Especialização em Psicopedagogia (2003) e Especialização em Planejamento/Gestão Escolar (2007), ambas pela Faculdade São Luís. De 2013 a 2022 atuou na FAM - Faculdade de Americana, na docência, orientação/bancas de monografias e como coordenadora dos cursos de Pedagogia e de Letras, foi membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) e foi coordenadora do NACD (Núcleo de Apoio e Capacitação Docente) nesta mesma instituição; ministrou disciplinas, como: Literatura Infantil, Didática, Fundamentos da Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, entre outras. Foi professora convidada no curso de Pós Graduação Psicopedagogia da FHO - UNIARARAS, no módulo de Leitura e Escrita, além de orientar e participar de Bancas dos Artigos de Conclusão de Curso. Atuou como docente nas Faculdades Integradas Einstein (2018-2019) e entre 2010 e 2013 foi professora na FHO - UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto, no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas: Conteúdo e Metodologias de Alfabetização e Letramento, Conteúdo e Metodologias de Língua Portuguesa, História da Educação, Oficina de Leitura e Escrita; Leitura e Produção Textual) e na Pós-graduação (cursos de Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior e Libras) ministrando as disciplinas de Fundamentos da Educação, Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita e Fundamentos de Didática). De 2010 a 2012, exerceu atividades de orientação acadêmica para alunos do curso de Pedagogia EAD- UNIARARAS. Em 2010 atuou como Coordenadora Pedagógica no Instituto Educacional Estrela da Esperança, na área de Educação Especial. Nos anos de 2006 e 2007 ministrou cursos de capacitação a docentes da rede pública da educação básica pela Interação Assessoria e Consultoria (Piracicaba). Em 2007 atuou no Ensino Superior na Educação a Distância – EaD – tutoria - e como professora convidada na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso na Pós Graduação de Gestão Educacional das Faculdades Claretianas (Rio Claro/SP). .Em 2006 ingressou como docente no Centro Universitário de Araras (UNAR), no ensino presencial, no curso Pedagogia, atuou na Teia do Saber- Ensino Fundamental I - Formação de Professores, na Pós graduação, Especialização em Psicopedagogia e na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso até o ano de 2009. Ministrou, neste período, disciplinas de Alfabetização, Metodologia da Língua Portuguesa, Metodologia Científica, Fundamentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Gestão e Planejamento Educacional. O início de sua carreira acadêmica se desenvolveu lecionando na Educação Básica, no período de 1997 até 2006. Atuou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas seguintes instituições: Bolsista em Projeto de Alfabetização na Escola Municipal Antônio Sebastião da Silva (1997), Organização Escolar Alem (Rio Claro, 1997), E. E. Joaquim Ribeiro (Rio Claro, 2000-2003), Centro de Educação Colégio John Wesley (Piracicaba, 2001-2002) e na Escola SESI - Serviço Social da Indústria (Limeira, 2002-2006 e Rio Claro, 2006). Possui, assim, experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Alfabetização e Letramento, Linguagens e Formação de professores, principalmente nas áreas: Alfabetização, Metodologia do ensino da Língua Portuguesa, Didática, Linguagem na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Educacional, Coordenação pedagógica e Metodologia da Pesquisa. Como experiência não acadêmica, em 1997 ingressou na indústria Brascabos (Rio Claro-SP) como estagiária de RH, no setor de treinamento. Foi efetivada em 1999 e atuou até 2000 nesta empresa, colaborando com o Telecurso e treinamentos internos acerca de reforço escolar (adultos), temas comportamentais e palestras para formar docentes internos.