Perguntas frequentes

1. Quantos Processos Seletivos o COTIL oferece por ano?
R. : O COTIL realiza apenas um processo anual, com abertura de inscrições no 2º semestre.


2. Haverá a realização de prova?
R.: O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e prova de redação.


3. Como o candidato poderá se inscrever?
R.: O candidato se inscreve acessando o Portal do Candidato.


4. Como o candidato poderá obter informações sobre o processo seletivo?
R.: O candidato poderá obter informações sobre o processo seletivo acessando o Edital.


5. Como o candidato poderá obter informações sobre os cursos oferecidos?
R.: O candidato poderá obter informações sobre os cursos oferecidos acessando o Catálogo de Cursos.


6. Quanto custa a taxa de inscrição?
R.: A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$95,00.


7. Preenchi a inscrição no Portal do Candidato, mas esqueci de imprimir o boleto bancário. Como proceder?
R: O candidato deve acessar o Portal do Candidato e imprimir o boleto.


8. Como posso assegurar-me de que minha inscrição foi confirmada para o Processo Seletivo do COTIL?
R: A inscrição só estará concluída após o pagamento da taxa e a confirmação pelo banco. Se o pagamento for efetuado por agendamento, a inscrição será incluída somente depois de confirmado pelo banco. Nesse caso, o candidato deverá acompanhar a transação bancária. O candidato poderá consultar a situação da sua inscrição acessando o Portal do Candidato, no pagamento deverá constar “Pagamento efetuado”.


9. O que acontece caso o candidato realize a Inscrição no Portal do Candidato, mas não efetue o pagamento da Taxa de Inscrição?
R: A inscrição não será efetivada. O candidato só estará inscrito no processo seletivo a partir do momento em que recolher a taxa de inscrição.


10. Se eu já finalizei uma inscrição, posso mudar de curso?
R: Durante o período de inscrições, o curso poderá ser alterado, sendo válida a última informação confirmada pelo candidato.


11. Estou no 1º ano do Ensino Médio, posso me inscrever no processo seletivo e ingressar no 2º ano do Ensino Médio?
R.: Para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o candidato deverá retornar para o 1º ano. Se inscrever-se para curso técnico concomitante/subsequente ao ensino médio, poderá continuar o Ensino Médio em sua escola.


12. Como será oferecida a redução de 50% da taxa de inscrição, prevista por Lei Estadual?
R: O COTIL oferece o Programa de Redução de Taxa de Inscrição, concedido aos candidatos que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O calendário e os critérios, bem como os procedimentos, podem ser vistos no Edital.


13. Como será oferecida a isenção da taxa de inscrição?

R: A isenção de pagamento da taxa de inscrição será oferecida em três modalidades:

– alunos oriundos de escolas públicas que recebam remuneração mensal inferior a 1,5 salário mínimo ou estejam desempregados;
– servidor(a) ou filho(a) de servidor(a) da UNICAMP, funcionário(a) ou filho(a) de funcionário(a) da FUNCAMP e funcionário(a) ou filho(a) de funcionário(a) de empresas terceirizadas prestadoras de serviço à Universidade;

O calendário e os critérios, bem como os procedimentos, podem ser vistos no Edital.


14. Como funciona o programa de cotas étnico-raciais e sociais?
R.: O programa reserva 35% das vagas de todos os cursos para cotas étnico-raciais, voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos de escolas públicas, e 35% das vagas de todos os cursos para cotas sociais, voltadas a estudantes que cursaram o Ensino Fundamental ll (do 6º ao 9º ano – antiga 5ª a 8ª série) integralmente na escola pública.


15. Quero me inscrever para cotas étnico-raciais. Como devo proceder?
R.: Disputarão as vagas pelo programa de cotas étnico-raciais apenas os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que cursaram integralmente o Ensino Fundamental II em escola pública, que expressamente optarem pelo programa e que anexarem a declaração disponível no Edital.


16. Quero me inscrever para cotas sociais. Como devo proceder?
R.: Disputarão as vagas pelo programa de cotas sociais apenas os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental II em escola pública, que expressamente optarem pelo programa e que anexarem a declaração do Edital.


17. Como será feita a classificação dos candidatos?
R.: Será divulgada uma Lista com os 160 primeiros classificados de cada curso e as respectivas notas finais e critérios de desempates.


18. Como será feita a convocação para matrícula?
R.: A convocação se dará por uma lista única dos candidatos classificados de acordo com suas notas, em ordem decrescente, identificando-se os candidatos PPI e EPU que fizeram opção de reserva pelas respectivas vagas (cotas étnico-raciais e sociais).


19. Como serão preenchidas as vagas de cada curso?
R.: Primeiramente serão convocados os candidatos classificados dentro dos grupos 1 e 2, de acordo com a classificação obtida. Posteriormente serão convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para ampla concorrência (grupo 3). Caso as vagas reservadas para os grupos 1 e 2 não sejam preenchidas, serão convocados os próximos PPI da lista oriundos da ampla concorrência – marcados apenas como PPI e, posteriormente os candidatos marcados apenas como ampla concorrência.


20. Quais procedimentos o candidato deverá tomar para a matrícula?
R.: Todas as informações sobre o Calendário de Matrículas, Matrícula, Lista de espera e Documentos necessários será divulgado conforme previsto no calendário neste mesmo site.


21. O que é nome social?
R.: A inclusão do nome social se dará por meio da substituição do prenome constante no registro civil pelo nome social, acrescido do sobrenome civil.


22. Como posso solicitar o registro de nome social?
R.: A inclusão de nome social será feita por solicitação expressa do candidato, por meio de um requerimento assinado pelo candidato (maior de 18 anos) ou pelo responsável legal (em caso de menor de 18 anos).

Processo Seletivo 2023