1º Encontro Virtual de Literatura Africana – 2022

No último sábado 26/3, tivemos o 1o. Encontro Virtual de Literatura Africana de 2022, que compõe o II Ciclo de Encontros Virtuais de Literaturas Africanas, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Linguagens, do Colégio Técnico de Limeira – COTIL/UNICAMP.

O tema do encontro foi CONSTRUINDO PONTES PARA LITERATURA AFRICANA EM SALA DE AULA, ministrado pela Professora Providence Bampoky, Doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade de Campinas (IEL / UNICAMP).

A manhã de sábado foi muito significativa para os participantes, pois as reflexões trazidas por Providence se basearam no romance Les soleils des indépendances, de Ahmadou Kourouma, que retrata as violências políticas ligadas à era do partido único na Costa do Marfim e o seu impacto sobre a sociedade tradicional marfinense que sucumbe sobre o peso dos valores trazidos com a colonização e perpetrados com a independência.

O encontro se deu de forma remota, via Google Meet, sob a responsabilidade da Profa. Rosmari Ribeiro (Chefe do Departamento CHL), com a mediação do Prof. André Albino e da Profa. Heloisa Wistuba, ambos do mesmo departamento.

Este projeto é resultado de uma parceria entre a Profa. Rosmari e a Profa. Elena Brugioni, docente de Literatura Comparada (área de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais) no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas e docente no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Unicamp, e conta com o apoio da Direção do Colégio.

O encontro foi gravado e pode ser assistido na íntegra no canal do Colégio no Youtube.

Processo Seletivo 2023