Averiguação Étnico-Racial – Processo Seletivo 2022

Dos dias 12 a 14 de Janeiro ocorre a Averiguação Étnico-Racial dos candidatos pretos e pardos optantes pelas cotas PPI que ficaram entre os 160 classificados em cada curso.

A averiguação é completamente ONLINE, portanto NÃO COMPAREÇA ao colégio nesta data.

Aos candidatos e responsáveis, confiram os e-mails cadastrados no sistema, pois orientações e informações como data, horário e sala online foram enviadas. Acesse também o sistema do Processo Seletivo 2022 (https://sistema.exame.cotil.unicamp.br) e confira os detalhes.

Abaixo, seguem orientações. No caso de dúvidas, consulte o Edital do Processo Seletivo 2022 ou envie um e-mail para exameselecao@cotil.unicamp.br.


Antes de entrar na sala, na data e horário da averiguação, orientamos:

    1. Assista ao vídeo: https://youtu.be/TzzJ_bHwdjQ;
    2. Leia o Protocolo de Funcionamento da entrevista;
  • Instale o Aplicativo Google Meet no seu dispositivo móvel (celular ou tablet) ou acesse diretamente em seu computador pessoal. Recomenda-se que a criação de conta/e-mail no Gmail, caso não o tenha. Outras contas e e-mails poderão dificultar o acesso à Sala de Espera e, consequentemente, comprometer a realização da entrevista;
      1. Caso já tenha o Aplicativo Google Meet instalado em seu dispositivo móvel e/ou acesso a conta/e-mail Gmail via computador pessoal, realize o teste de conectividade com antecedência, clicando no link enviado por e-mail.
      2. Na data e hora do agendamento, acesse o link da sala do Google Meet, enviado por e-mail e solicite sua entrada na sala;
  • Informamos aos(as) candidatos(as) e seus responsáveis legais, quando menores de 18 anos:
  1. O procedimento de averiguação é obrigatório aos optantes pelo sistema de cotas étnico-raciais e será realizado através de uma chamada online de vídeo e áudio no Aplicativo/ Plataforma Google Meet;
  2. Somente o(a) candidato(a) fará a entrevista. Ninguém poderá substituí-lo(a).

Durante a entrevista, o candidato deverá:

  • Estar em um ambiente bem iluminado, posicionado de frente para a fonte de luz, para facilitar a visualização da banca de averiguação.
  • Garantir que está em local com conexão à internet estável e de alta velocidade. Caso contrário, verifique com antecedência um local que tenha essas condições. A conexão em 3G/4G dificulta a transmissão de dados (imagem e áudio), especialmente para a interação no Aplicativo/Plataforma Google Meet.
  • Ter em mãos, durante todo o procedimento de averiguação, o RG ou documento oficial de identificação com foto (CNH, por exemplo).
    1. Caso o(a) candidato(a) tenha menos de 18 anos, o(a) seu(sua) responsável legal também deverá ter em mãos e apresentar o RG ou documento oficial de identificação com foto.
  • O(A) responsável legal do candidato que for menor de 18 anos deverá acompanhá-lo durante todo o processo de averiguação, permanecendo em silêncio durante a entrevista.
  • Nenhuma gravação da entrevista pode ser realizada e/ou postada em redes sociais pelo(a) candidato(a) e/ou responsável legal. Caso isso ocorra, o(a) candidato(a) ou responsável legal estará passível de penalidade, conforme legislação vigente.

Recomendações

  • Não utilizar acessórios na cabeça, como bonés, gorros, máscaras ou óculos escuros;
  • Não utilizar maquiagem ou pintura facial;

Lembretes

  • Em caso de não comparecimento ao procedimento de averiguação, o(a) candidato(a) será desclassificado(a), conforme previsto no Edital do PROCESSO SELETIVO 2022;
  • Caso não concorde com o resultado da averiguação, o(a) candidato(a) terá 3 horas após o final da sua entrevista para entrar com recurso, acessando o sistema de inscrição com seu CPF e senha.