Alunos do COTIL participam do evento Resolve Aí

No último sábado o COTIL participou do evento Resolve Aí, juntamente com alunos das escolas Trajano e SENAI, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e patrocinado pela empresa MAHLE. O evento ocorreu no Ambiente de Inovação da Prefeitura Municipal de Limeira, situado no prédio Pátio Office. Cada escola indicou 20 alunos para representá-la.
Neste evento os alunos foram organizados em equipes, sendo que todas as equipes foram compostas por alunos das três escolas. A missão dos alunos era apresentar soluções para demandas trazidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Os participantes discutiram as possíveis soluções, criando protótipos com LEGO. Cada equipe apresentou um modelo de negócios para uma banca de jurados.
A equipe vencedora, da qual os alunos Ana Paula Gomes de Carvalho (3º Edificações diurno) e Luccas Eduardo de Oliveira Freire (3º Mecânica diurno) fizeram parte, foi a que apresentou a solução para a demanda intitulada Ampliação e Interligação das Ciclovias/Ciclofaixas.
A Direção parabeniza a todos os participantes pela brilhante participação e agradece de forma especial à Professora Priscila, do Departamento de Informática, pela coordenação da equipe do COTIL.

Semana Temática 2019 – Confira a Programação

A Semana Temática do COTIL aproximará estudantes do mercado de trabalho. A Iniciativa envolverá os 1,6 mil alunos dos seis cursos da instituição.

O Colégio Técnico de Limeira (COTIL/UNICAMP), por meio dos departamentos dos cursos de Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Informática, Mecânica e Qualidade, promoverá a primeira Semana Temática da instituição entre os dias 19 e 24 de agosto. Serão realizadas palestras e oficinas dentro e fora do ambiente acadêmico com a participação de 1,6 mil alunos. De acordo com o diretor do colégio, José Roberto Ribeiro, os objetivos da nova política institucional são a atualização às novas tecnologias, demandas e experiências do mercado de trabalho em cada segmento. “A Semana Temática ajudará a diminuir a distância entre a vida acadêmica e a vida profissional dos estudantes, proporcionando a eles uma oportunidade importante para enriquecer a bagagem de aprendizado”, declara. Para o diretor associado do COTIL, José Alberto Matioli, a Semana Temática resultará em uma conexão entre os alunos e o mercado de trabalho, agregando ainda mais conhecimentos por meio dos profissionais que compartilharão suas vivências. “A programação específica de cada curso, com atividades que serão realizadas no COTIL, na FT, na FCA e na Einstein, trará muitas informações em termos de tendências, soluções e inovações”, acrescenta.

Além de profissionais de credibilidade de empresas e instituições, a Semana Temática contará com a participação do Conselho Federal dos Técnicos.

Clique aqui para conferir a programação

COTIL recebe Moção de Aplausos pela retomada do COTIL Arte

A Direção do Colégio Técnico de Limeira – COTIL/UNICAMP – divulga a toda a comunidade escolar o recebimento da Moção de Aplausos No. 108/2019 ao COTIL, de autoria do Vereador Marcelo Rossi, pela retomada do projeto COTIL ARTE, com a realização de sua 21ª. Edição.

Trata-se de um projeto cultural realizado pelo Departamento de Humanas, que representa o Projeto Político-Pedagógico da Instituição, a qual tem a preocupação de oferecer formação humanizada aos seus alunos e despertar o senso crítico destes, além de formação técnica.

O reconhecimento por parte dos Vereadores do Município de Limeira confirma o trabalho de excelência dos docentes do COTIL, a sua responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade e justifica o empenho da Direção em incentivar e apoiar ações dessa natureza.

Com muito orgulho, compreendemos que a realização do COTIL ARTE valoriza o protagonismo estudantil e pode ser o diferencial na formação básica do indivíduo.

Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, participaram do evento!

 

A Direção

Almoço Cultural – Fotos

Fotos do projeto Almoço Cultural, realizado na terça-feira, 28 de maio, sob orientação do prof. Ricardo Festi. O evento contou com a presença de Mariana Shinohara Roncato, doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Relatório do Almoço Cultural

Após 3 anos, COTIL ARTE volta a acontecer!

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) promoveu no último dia 09 no Teatro Vitória a cerimônia de apresentação e premiação do 21º Cotil Arte. Com o tema “Democracia: realidade, utopia ou distopia”, o projeto estimulou a reflexão, o senso crítico, a criatividade e reconheceu o talento dos alunos em sete modalidades.

Idealizado por uma estudante em 1995, o Cotil Arte é promovido pelo Departamento de Humanas, sob coordenação da professora Flaviana Fagotti Bonifácio. “Depois de três anos de pausa, o projeto foi retomado e resultou em trabalhos lúcidos, críticos e lindos. Como a nova direção resgatou a tradição deste evento, manteremos sua periodicidade e nos próximos anos colheremos ainda mais frutos”, afirmou. O diretor do Cotil, José Roberto Ribeiro, enfatizou que a arte é uma maneira de acompanhar o desenvolvimento humano. “Não queremos apenas formar profissionais para a sociedade. Queremos estimular o desenvolvimento completo dos seres humanos”, completou.

O pró-reitor de extensão e cultura da Unicamp, professor doutor Fernando Hashimoto, elogiou o empenho da direção, dos professores, funcionários e alunos do Cotil, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências no ambiente acadêmico. “A arte dá vazão às minorias, possibilita que os alunos se expressem melhor, ouçam melhor e sejam cidadãos melhores”. Destacou também a importância do tema no momento pelo qual o país passa, com “ataques à democracia e retrocessos na educação”.

O Cotil Arte está inserido no calendário oficial do município por iniciativa do então vereador José Farid Zaine, secretário municipal de Cultura. Além de integrar a comissão julgadora dos trabalhos, Farid prestigiou a cerimônia e foi homenageado pela direção. “Os alunos têm talento para participar de festivais de música e de teatro da nossa cidade também”, declarou. A diretora executiva de Ensino Pré-Universitário, Teresa Celina Meloni Rosa, elogiou a importância do projeto para a cultura da cidade.

Gisele Araújo, aluna de Informática vencedora da categoria composição musical, com a canção “Revolução”, impressionou o público que lotou o teatro. Sua abordagem sobre desigualdade provocou aplausos e reflexão de todos os presentes. “Amo política e amo arte. Por isso, sinto tanta gratidão por todos os envolvidos neste projeto”, declarou. Os trabalhos classificados no Cotil Arte 2019, que não envolveram apresentação de palco, ficaram expostos para o público também no saguão do colégio.

Foram sete categorias:

  • Fotografia: “Respeito à diversidade e inclusão”
  • Esquete: “Paz, justiça e instituições eficazes”
  • Desenho: “Educação para o pensamento”
  • Composição musical: “Redução das desigualdades”
  • Vídeo: “Trabalho decente e crescimento econômico”
  • Performance Músico-Corporal: “Saúde e bem estar”
  • Suporte: “Consumo responsável e produção sustentável”

Confira a seguir as fotos do evento:

Convite: 21º COTIL Arte – 09 de Maio de 2019

Idealizado por uma aluna, em 1995, o COTIL ARTE é um evento artístico, promovido pelo Departamento de Humanas, com o intuito de promover o talento, a criatividade e a criticidade de nossos alunos.

Por iniciativa do então vereador professor José Farid Zaine tornou-se evento oficial do calendário artístico do município e tem contado sempre com o apoio da Secretaria da Cultura e de patrocinadores diversos.

Em sua XXI edição, tem como tema a “Democracia: realidade, utopia ou distopia” e propõe sete categorias:

Fotografia: “Respeito à diversidade e inclusão”;
Esquete: “Paz, justiça e instituições eficazes”
Desenho: “Educação para o pensamento”
Composição musical: “Redução das desigualdades”
Vídeo: “Trabalho decente e crescimento econômico”
Performance Músico-Corporal: “Saúde e bem estar”
Suporte: “Consumo responsável e produção sustentável”

A exposição dos trabalhos classificados acontece no saguão do COTIL até o dia 9/5 e o espetáculo final, que contará também com a premiação, dar-se-á no dia 09 de maio, às 19h, no Teatro Vitória.

Ingressos à venda no Colégio, a preço único: R$ 10,00

 

Apoio Cultural:

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia 2 de Abril foi escolhido pela ONU em 2007 para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa mobilização mundial visa a conscientização, a sensibilização e a aceitação do autismo que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Para tanto, os alunos e as professoras do curso técnico em enfermagem desenvolveram um projeto para levar informação acerca do tema à toda comunidade acadêmica e também para combater preconceito e o bullying e estimular o respeito à neurodiversidade dentro e fora da escola. O projeto iniciou com sensibilização por meio de vídeos e um documentário nacional (Em um mundo interior, 2018), além de pesquisa e posteriormente a construção de cartazes para concretizar o conhecimento adquirido. Também organizaram uma Roda de Conversa intitulada: Autismo:vamos falar sobre isso? que aconteceu no pátio da escola para toda a comunidade acadêmica, mediada por uma psicóloga especializada em Análise Aplicada do Comportamento em TEA, Tábata Larissa Messias, no dia 3 de abril, nos períodos vespertino e noturno. A profissional respondeu às perguntas feitas por alunos, professores e funcionários, colocadas nas caixas tira-dúvidas antes do dia 3 de abril. O protagonismo juvenil é uma prática educativa em que os alunos participam do processo de aprendizagem de forma ativa. Além disso, a consciência é o que nos ajuda a incluir e só se chega a ela por meio do conhecimento. Na escola é possível construirmos uma cultura da inclusão, do respeito e da empatia.

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/projeto2deabril/

Oficina de Artes

Dia dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais para os alunos do Cotil. O evento ocorre uma vez ao ano e é organizado pelo Departamento de Humanas, sob a responsabilidade do professor de Artes.

Cotil Musical

O evento valoriza a diversidade musical e destaca a habilidade dos alunos na produção musical, individual e em grupos/ bandas. Os alunos interessados enviam suas composições, nas modalidades Interpretação solo | Instrumental | Bandas, em português ou em outro idioma para uma pré-seletiva. A comissão avalia e há uma premiação por modalidade.

Cotil Literário

Concurso envolvendo tema e subtemas nas modalidades prosa e verso, com a participação de alunos e professores do Cotil. São expostos os melhores trabalhos de cada modalidade.

Cotil Arte

É um evento artístico-cultural coordenado pelo Departamento de Humanas do Colégio Técnico de Limeira – COTIL - UNICAMP, desde 1996. Atualmente, o evento envolve cerca de 1.500 alunos, em diversas modalidades, com exposição de trabalhos no campus I de Limeira e apresentação dos finalistas de composição musical, esquete e performance músico-corporal no Teatro Municipal de Limeira, oportunidade em que acontece a premiação dos melhores trabalhos.

Conheça um pouco mais do Histórico do Cotil Arte

Devido à sua importância, foi incluído no calendário cultural oficial de Limeira, por lei aprovada pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Prof. Farid Zaine.

Desde a primeira edição, o COTIL ARTE tem se notabilizado pelo envolvimento com a comunidade interna e externa, constituindo-se num evento de repercussão em nossa cidade, na Unicamp e também na região. Sua realização extrapola a mera apresentação do evento em si, tendo um caráter pedagógico, seja no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades artísticas, seja no fomento à pesquisa de temas complementares à formação técnico-acadêmica de nossos alunos, para a consolidação dos valores defendidos por esta instituição de ensino.

Assista uma reportagem que expõe os objetivo do Cotil Arte.