Alunas do COTIL são premiadas no Prêmio Asimov-Brasil

O Prêmio Asimov-Brasil foi concebido para homenagear autores de livros de divulgação científica e cultural que se destaquem entre aqueles com obras editadas no Brasil. Ele premia anualmente escritores, bem como estudantes brasileiros do ensino médio que se inscrevem no evento. A seleção da obra vencedora é realizada pelos votos dos alunos previamente inscritos, que tem a tarefa de ler os livros finalistas selecionados pela Comissão Científica. Para participar, os estudantes devem ler ao menos um dos livros finalistas, escrever uma resenha e submetê-la. A Comissão Científica escolhe as resenhas que serão premiadas.

O escritor Isaac Asimov, homenageado pela premiação, é autor de centenas de obras de divulgação científica e de ficção científica, bem como vários romances e contos.

O prêmio visa aproximar as gerações mais jovens da cultura científica, por meio da leitura e da avaliação crítica das obras em competição. A proposta de realização do Prêmio Asimov-Brasil nasceu no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em setembro de 2019, durante a participação do físico Francesco Vissani como cientista residente. Iniciado pelo professor Vissani na Itália, em 2016, na cidade de Áquila, o Prêmio Asimov italiano (https://www.premio-asimov.it/) atualmente abrange quase toda a nação italiana e tem a participação de milhares de estudantes.

“A frase mais empolgante de ouvir em ciência, a que prenuncia novas descobertas, não é ‘Eureka!’, mas sim ‘Isto é estranho…’ (Isaac Asimov).”

Nesta primeira edição do Prêmio Asimov-Brasil, puderam participar escolas e estudantes do Estado de São Paulo.

A cerimônia de premiação do livro e das melhores resenhas ocorreu na Unicamp no dia 16 de Dezembro, de forma virtual.

Alunas premiadas do Cotil:

Rafaella Adorno Bastos Ferraz
Série: 1º ano
Curso: Geodésia e Cartografia
Idade: 15 anos
Livro escolhido: 1499: O Brasil antes de Cabral
Autor: Reinaldo José Lopes
Título da resenha: Uma Viagem pelas Raízes do Brasil

Leia a resenha

 

 

Rita Aparecida Valentim
Série: 1º ano
Curso: Enfermagem
Idade: 15 anos
Livro Escolhido: 1499: O Brasil antes de Cabral
Autor: Reinaldo José Lopes
Título da resenha: O passado não é mais como antigamente, mas convém não esquecê-lo.

Leia a resenha

Alunos do COTIL conquista quadro de medalhas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia

A OBA é realizada anualmente, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Todos os alunos do nível 4, regularmente matriculados no Ensino Médio, com notas maiores ou igual a sete, nascidos depois de 31/12/2001, serão automaticamente convidados para participarem do processo de seleção das equipes internacionais.

O Cotil começou a sua participação na OBA em 2009 e, desde então, a professora de física Gislaine Marcia Kairalla é a representante da OBA junto ao Colégio.

Parabenizamos a todos os participantes da Olimpíada e nos orgulhamos do quadro de medalhas conquistadas neste ano de 2020!

MEDALHAS DE OURO

Antonio Marques Pereira
Ettore Iacobbucci
Guilherme De Vitro Chiachio
Gustavo Calore Botter
Matheus A. Schimidt Nolasco
Paulo Davi De Oliveira Pires
Vitoria Yumi Uetuki Nicoleti

MEDALHAS DE PRATA

Alexsander Pitondo De Souza
Cailane De Souza Martins
Helena Egido Suarez
Joao Gabriel Halabi
Lucas Affonso Ribeiro
Luiz Felipe Costa Soares
Marinaldo Silva De A. Sobrinho
Pedro Andrade Salomao
Rafaella Adorno Bastos Ferraz
Vinícius De Oliveira Sousa

MEDALHAS DE BRONZE

Camilly Zorzetto
Davi Donato Passarin
Gabriel Bertanha
Ian Martins Da Silva
Lara Tucunduva Hirota
Luiz Henrique Granusso
Manuela Camila Queiroz
Ramon Caruso
Samuel Fernandes Barbara
Yan Correia De Oliveira

COTIL é medalhista na OBFEP – Olímpiada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Visa-se, assim, com a OBFEP, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:

a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.

Quadro de medalhas referente a Olimpíada de 2019, divulgada em 2020

MATHEUS AUGUSTO SCHIMIDT NOLASCO
GUILHERME DE VITRO CHIACHIO
HENRIQUE ALVES DE FERNANDO LIMEIRA
LUIS AUGUSTO ARCHANGELO CORREA
LUAN SEGANTINI SILVESTRE

O Cotil participa desta Olimpíada desde a sua primeira edição, e parabeniza a todos os alunos premiados e a professora de física Gislaine Marcia Kairalla, por todo empenho e dedicação!

COTIL recebe Menção Honrosa ao trabalho de Iniciação Científica como um dos melhores projeto PIBIC-EM

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp concedeu ao trabalho dos alunos Bianca Camargo Biasao, Laura Beatriz Barbosa, Marcelo Borges Valle e Suzana Suemi Tetzuka, sob a orientação da Profa. Me Camila Fraisoli, MENÇÃO HONROSA.

O trabalho ” Geografia da Mulher: uma análise sobre a condição da mulher no território brasileiro”, apresentado no XXVIII Congresso (virtual) de Iniciação Científica da Unicamp, foi laureado como um dos melhores projetos PIBIC-EM.

Parabéns professora, aluno e alunas!

 

Inaugurado o Espaço Sociopedagógico do COTIL

Em cerimônia virtual realizada no último dia 10 de novembro de 2020, O Prof. Dr. Marcelo Knobel, reitor da UNICAMP; a Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, vice-reitora e coordenadora geral da universidade; a Profa. Teresa Celina Rosa Meloni, diretora executiva de ensino pré-universitário; o Prof. José Roberto Ribeiro, diretor geral do colégio; pró-reitores universitário Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral, Prof. Dr. Munir Salomão Skaf e o Prof. Dr. Francisco de Assis M. gomes Neto, a pedagoga Carolina Cechella Philippi entre outras autoridades, professores e funcionários do colégio inauguraram o Espaço Sociopedagógico do COTIL.

Esse espaço é resultado de um plano de gestão da atual administração da unidade, que, desde 2018, iniciou um processo de reestruturação interna de âmbito administrativo e pedagógico, a fim de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e docentes e, principalmente, para o processo de ensino-aprendizagem oferecido aos alunos.

A estrutura sociopedagógica se configura por uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, psicólogos e assistente social. A equipe atuará no assessoramento dos docentes na prática pedagógica, no acompanhando do desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem, em especial quanto à frequência e ao rendimento escolar, propondo e desenvolvendo ações que melhorem os indicadores, apoiando o trabalho integrador e produtivo do professor, além de colaborar com a formação continuada destes. À equipe caberá ainda se responsabilizar pelo processo seletivo de bolsa auxílio-social, bolsa transporte e bolsa alimentação; pelo aprimoramento e pela manutenção do vínculo escola-família, informando aos pais a situação escolar e o desempenho acadêmico de seus filhos.

Cuidadosamente pensado para preservar a privacidade dos atendidos, o layout da sala foi projetado com design adequado para oferecer atendimento individualizado e humanizado, para garantir condições de acolhimento e orientações que se fizerem necessários.

Esse novo espaço sociopedagógico marca a nova fase do COTIL, mais estruturado e equipado para continuar sendo referência na educação de Limeira e região.

Para assistir à cerimônia acesse o canal do COTIL

Inaugurado o Laboratório de Qualidade do COTIL

A cerimônia virtual realizada no último dia 06 de novembro de 2020 contou com a participação do Prof. Marcelo Knobel, reitor da UNICAMP, com a Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, vice-reitora e coordenadora geral da universidade, com a Profa. Teresa Celina Rosa Meloni, diretora executiva de ensino pré-universitário, com o Prof. José Roberto Riberio, diretor geral do colégio, o Prof. Ubiratã Silveira Bueno, chefe do departamento de qualidade, entre outras autoridades, professores e funcionários do colégio. O laboratório foi criado para atender a uma antiga necessidade do Curso Técnico em Qualidade que não contava, desde a sua criação em 1994, com um ambiente próprio e específico para o desenvolvimento de suas aulas em condições adequadas para simular o desenvolvimento, a implementação e o gerenciamento da qualidade em empresas.

O laboratório inaugurado foi projetado, montado e equipado com todos os recursos necessários para o trabalho em equipe e para o desenvolvimento de projetos. Será utilizado por disciplinas específicas do Curso Técnico em Qualidade e por outras disciplinas dos diversos cursos técnicos oferecidos pelo COTIL, como, pela disciplina “Projeto Integrador”, prevista no Projeto Político-Pedagógico dos novos cursos técnicos, em implementação pelo Colégio Técnico de Limeira a partir do próximo ano (2021).

O Projeto Integrador é uma prática pedagógica de interdisciplinaridade que concatena os assuntos e os conteúdos abordados em sala de aula durante o curso, facilitando a comunicação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática profissional.

Além disso, por ser um ambiente próprio para o trabalho em equipe e para o desenvolvimento de projetos, o laboratório também será utilizado pelos servidores técnico-administrativos no desenvolvimento de projetos de melhorias de processos, por exemplo.

Esse novo espaço pedagógico marca a nova fase do COTIL, mais estruturado e equipado para continuar sendo referência na educação de Limeira e região.

Para assistir à Cerimônia acesse o canal do Cotil

Conheça o laboratório de Qualidade

Alunos do COTIL participam do evento Resolve Aí

No último sábado o COTIL participou do evento Resolve Aí, juntamente com alunos das escolas Trajano e SENAI, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e patrocinado pela empresa MAHLE. O evento ocorreu no Ambiente de Inovação da Prefeitura Municipal de Limeira, situado no prédio Pátio Office. Cada escola indicou 20 alunos para representá-la.
Neste evento os alunos foram organizados em equipes, sendo que todas as equipes foram compostas por alunos das três escolas. A missão dos alunos era apresentar soluções para demandas trazidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Os participantes discutiram as possíveis soluções, criando protótipos com LEGO. Cada equipe apresentou um modelo de negócios para uma banca de jurados.
A equipe vencedora, da qual os alunos Ana Paula Gomes de Carvalho (3º Edificações diurno) e Luccas Eduardo de Oliveira Freire (3º Mecânica diurno) fizeram parte, foi a que apresentou a solução para a demanda intitulada Ampliação e Interligação das Ciclovias/Ciclofaixas.
A Direção parabeniza a todos os participantes pela brilhante participação e agradece de forma especial à Professora Priscila, do Departamento de Informática, pela coordenação da equipe do COTIL.

Oficina de Artes

Dia dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais para os alunos do Cotil. O evento ocorre uma vez ao ano e é organizado pelo Departamento de Humanas, sob a responsabilidade do professor de Artes.

Cotil Musical

O evento valoriza a diversidade musical e destaca a habilidade dos alunos na produção musical, individual e em grupos/ bandas. Os alunos interessados enviam suas composições, nas modalidades Interpretação solo | Instrumental | Bandas, em português ou em outro idioma para uma pré-seletiva. A comissão avalia e há uma premiação por modalidade.

Cotil Literário

Concurso envolvendo tema e subtemas nas modalidades prosa e verso, com a participação de alunos e professores do Cotil. São expostos os melhores trabalhos de cada modalidade.

Cotil Arte

É um evento artístico-cultural coordenado pelo Departamento de Humanas do Colégio Técnico de Limeira – COTIL - UNICAMP, desde 1996. Atualmente, o evento envolve cerca de 1.500 alunos, em diversas modalidades, com exposição de trabalhos no campus I de Limeira e apresentação dos finalistas de composição musical, esquete e performance músico-corporal no Teatro Municipal de Limeira, oportunidade em que acontece a premiação dos melhores trabalhos.

Conheça um pouco mais do Histórico do Cotil Arte

Devido à sua importância, foi incluído no calendário cultural oficial de Limeira, por lei aprovada pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Prof. Farid Zaine.

Desde a primeira edição, o COTIL ARTE tem se notabilizado pelo envolvimento com a comunidade interna e externa, constituindo-se num evento de repercussão em nossa cidade, na Unicamp e também na região. Sua realização extrapola a mera apresentação do evento em si, tendo um caráter pedagógico, seja no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades artísticas, seja no fomento à pesquisa de temas complementares à formação técnico-acadêmica de nossos alunos, para a consolidação dos valores defendidos por esta instituição de ensino.

Assista uma reportagem que expõe os objetivo do Cotil Arte.