• Habilita tecnicamente profissionais em enfermagem para assistir o enfermeiro em todas as atividades de planejamento, orientação e supervisão, fornecendo a promoção, recuperação e reabilitação da saúde individual ou coletiva, podendo exercer suas funções em hospitais, centros de saúde, clínicas especializadas ou como instrumentador cirúrgico.


• O Técnico em Enfermagem pode trabalhar em todos os setores de um hospital, devendo zelar pela segurança, higiene e conforto do paciente; verificar sinais vitais, administrar medicamentos prescritos, realizar sondagens e curativos; instrumentar cirurgias; realizar atividade de desinfecção e esterilização; assistir pacientes graves em unidades especializadas, como : UTI adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Unidade de tratamento de Queimaduras, Pronto Socorro, Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico.


• Não há exigência de idade mínima para ingresso no curso. Para o exercício profissional é exigida a idade mínima de 18 anos e habilitação pelo COREN ( Conselho Regional de Enfermagem ).


• Para o Curso Técnico em Enfermagem (em 02 anos) não é exigido o Certificado de Auxiliar de Enfermagem. O aluno pode ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2º ou 3º série dele.